Tefé, minha saudade! A Educação (Escola São José)

Professora Raimunda Gil Schaeken

Professora Raimunda Gil Schaeken


No dia 30 de março de 1957, por Decreto do Governador Plínio Ramos Coelho, o Externato passou a chamar-se Escola São José, atendendo somente clientela do sexo masculino do antigo primário, com a responsabilidade do Estado de pagar os professores e funcionários.

 

Dom Joaquim, preocupado para que o Externato tivesse prédio próprio, comprou um terreno pertencente à família Braga situado na Rua Floriano Peixoto, canto com a Rua Otaviano de Melo. A referida compra só foi possível graças a verba da Superintendência da Valorização do Amazonas.

O prédio foi construído com recursos das Obras Sociais da Paróquia de Santa Teresa, por Irmão Falco, Bertino e seus operários, inaugurada em 1967 com as presenças do Núncio Apostólico no Brasil que se encontrava em Tefé, Dom Joaquim, o pároco padre Paulo Verweijen, o prefeito Sr. Manuel Armando da Silva Retto, a Diretora Virgilina Façanha Mendes, professores, alunos e várias pessoas da cidade.

A partir de 1968, a Escola passou a receber alunos de ambos os sexos, atendendo alunos de 1ª a 4ª Séries.

Com o Decreto Nº 2.064/71 de 9 de março de 1971 a Escola passou a ser denominada Subunidade Grupo Escolar São José, pertencente à Unidade Educacional de Tefé.

Por Decreto Nº 4.870/80 de 24 de março de 1980 a Escola recebeu a denominação oficial de Escola de 1º Grau São José, pertencente à Unidade Educacional de Tefé.

No ano de 1982, a Escola passou a ter em seu quadro, no turno noturno, alunos de 5ª a 8ª Séries, o antigo Curso Ginasial, estendendo-se para o diurno, em 1986.

Em 1989, a Escola passou a ser chamada definitivamente de Escola Estadual São José.

Até o ano de 1995, a Escola atendia crianças de Pré-Escolar, e até 1997, crianças de Alfabetização. Atualmente, atende somente alunos de 1ª a 8ª Séries do Ensino Fundamental.

Lembramos que o prédio pertence às Obras Sociais da Paróquia de Santa Teresa, cedido ao Estado que, através da Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino do Estado do Amazonas, assume a responsabilidade de remuneração do pessoal administrativo e docente, assim como a manutenção do prédio.

Com muita alegria, podemos afirmar que a referida Escola sempre se destacou, tendo bons professores, e diretores muito esforçados, dedicados ao trabalho da educação.

              Hino da Escola São José
             Letra:Profa. Tereza Praia Tavares

No recanto bonito de Tefé
Surgiu a Escola São José
Onde o tom azul é mais cor de anil
Onde a natureza parece mais gentil

Lá eu passei e gostei
E me matriculei
Sempre tive predileção
Ah! Minha escola querida
Te darei minha vida
Todo meu coração

A minha escola
Que só encerra esperança e fé
Pode ser chamada
A namorada de minha Tefé

RAIMUNDA GIL SCHAEKEN (Tefeense, professora aposentada, católica praticante, membro da Associação dos Escritores do Amazonas –
ASSEAM e da Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas – ALCEAR.)


 

Artigo anteriorImagens mostram índios isolados em região remota do Acre
Próximo artigoMelo: Centro de Reabilitação vai estimular aprendizado terapêutico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui