Terceira etapa da Campanha contra Influenza começa nesta segunda, 11

Foto – Alex Pazuello/Semcom

Com a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza prorrogada até o dia 5 de junho, a Prefeitura de Manaus dá início, na próxima semana, de 11 a 15 de maio, à terceira fase de imunização na capital amazonense, tendo como público-alvo crianças de seis meses a cinco anos, pessoas com deficiência, gestantes e mães no pós-parto até 45 dias (puérperas).


Para essa fase, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai organizar a vacinação em 58 unidades de saúde localizadas nas zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e rural, atendendo um cronograma de vacinação baseado no mês de nascimento das pessoas que fazem parte desse público-alvo.

O cronograma inicia com a vacinação na segunda-feira, 11/5, para pessoas nascidas em janeiro, fevereiro e março; seguindo na terça-feira, 12/5, para pessoas nascidas em abril e maio; quarta-feira, 13/5, para nascidos em junho e julho; quinta-feira, 14/5, para nascidos em agosto e setembro; e sexta-feira, 15/5, para as pessoas que nasceram nos meses de outubro, novembro e dezembro.

Professores e adultos de 55 a 59 anos, que também serão vacinados na terceira e última etapa da campanha, poderão procurar as Unidades de Saúde no período de 18 de maio a 5 de junho, com estratégia e cronograma a serem divulgados.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, explica que a campanha foi programada inicialmente para ser encerrada no dia 22 de maio, mas o Ministério da Saúde definiu a continuidade até o dia 5 de junho, considerando o momento atual da disseminação da Covid-19, causada pelo novo coronavírus, e a necessidade de evitar aglomerações nos postos de vacinação.

Foto – Alex Pazuello/Semcom

A lista com o endereço das unidades de saúde que irão oferecer a vacina contra influenza para crianças de seis meses a cinco anos, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas está disponível no site da Semsa.

Estratégia

De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae/Semsa), enfermeira Marinélia Ferreira, a orientação é para que cada unidade de saúde disponibilize duas equipes de vacinação, uma para atender crianças para a imunização contra influenza e na vacinação de rotina, e outra para atender pessoas com deficiência, gestantes e mães no pós-parto até 45 dias.

“É importante lembrar que no dia 11 de maio, as 58 unidades de saúde também retomarão a vacinação de rotina, e que é preciso apresentar, preferencialmente, o cartão de vacina das crianças. No caso da vacinação dos adultos incluídos nos grupos prioritários na campanha contra influenza, deve ser apresentado um documento de identidade com foto e CPF”, alerta Marinélia Ferreira.

Campanha

Em diferentes estratégias e fases, a Semsa já iniciou a imunização dos seguintes grupos prioritários: idosos com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, portadores de crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, portuários e motoristas de transporte coletivo.

A vacina disponível na campanha é trivalente e protege contra os vírus da Influenza A (H1N1), da Influenza B e da Influenza A (H3N2).

Artigo anteriorMais 17 pacientes curados da Covid-19 deixam o hospital de campanha municipal
Próximo artigoUFC 249 histórico: A volta do esporte em plena pandemia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui