
Um terremoto de magnitude 7,3 atingiu a costa norte da Venezuela nesta terça-feira, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos, e sacudiu prédios na capital Caracas, de acordo com testemunhas, ao mesmo tempo que o ministro do Interior venezuelano disse que não houve relatos de vítimas ou danos.
O terremoto, inicialmente relatado como de magnitude 6,7 e depois 7,0, foi centrado perto da cidade de Carupano.
O Centro de Tsunamis do Pacífico dos EUA disse que o terremoto, que foi bastante profundo, poderia causar pequenas ondas de tsunami ao longo da costa perto do epicentro, a 37 km a sudoeste da cidade de Carupano.
Um terremoto de magnitude 7,3 é considerado grande e capaz de causar danos generalizados e pesados, mas o sismo tinha 123,11 km de profundidade, o que teria amortecido o tremor.
Prédios são evacuados em Manaus
“Eu estava no 13º andar, minha esposa saiu do quarto e perguntou se eu tinha sentido alguma coisa. Nesse momento, o prédio estava balançando. Foi um susto danado”, relatou o empresário Estácio Correa.
O radialista Fred Lobão estava apresentando um programa ao vivo quando sentiu o tremor. Ele conta que avisou aos ouvintes sobre o que estava acontecendo, antes de sair do estúdio e descer 24 lances de escada até chegar ao térreo.
“Eu parei de falar no ar e tentei ficar em pé, [mas] caí na cadeira e nem consegui me posicionar em pé. Estava balançando demais mesmo. [Balançou] várias vezes”, conta.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para 15 ocorrências de tremor de prédios na capital.
Vídeo: