
Os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, realizado em Palmas até o dia 31, foram marcados ontem pela primeira fase dos Jogos Nativos Integração. Entre as modalidades em prova, destaque para as competições de arremesso de lança, cabo de força e arco e flecha.
Com a arena lotada de espectadores, os indígenas mostraram força e preparo durante as provas. Givis Tsaibata Tse participou da competição de arremesso de lança representando a etnia Rikbaktsa, do Mato Grosso. Segundo o atleta, o jeito com que o competidor segura a lança e corre é determinante para se conseguir lançar o mais longe possível.
Mas independentemente do resultado, o mais importante, para ele, é a participação. “Claro que todo atleta tem expectativas de ganhar, mas o importante mesmo é celebrar”, ressaltou.
Além das provas competitivas, os indígenas também apresentam jogos tradicionais como a pelota mixteca, realizada pela delegação do México, e o Mau rakau, jogado pelos neozelandeses.
Os Jogos Nativos Integração continuam nesta segunda-feira, a partir das 16 horas. A arena é aberta ao público.
Fonte: Jornal do Tocantins