TO: Justiça decreta prisão de líderes de milícia indígena que atua em Oiapoque

A Justiça brasileira decretou nesta quinta-feira (24) a prisão de dois indígenas franceses que estariam supostamente liderando uma milícia responsável por atacar e saquear embarcações de brasileiros que atuam em garimpos ilegais na divisa entre o Amapá e a Guiana Francesa. As ações aconteciam em áreas de rio e floresta na região do município de Oiapoque, a 590 quilômetros de Macapá.


O delegado de Polícia Civil Charles Correa, que representou pela prisão, justificou o pedido após apontar ao menos três ocorrências envolvendo os indígenas. A milícia atua em grupo abordando os barcos usando armas de fogo e facões. Garimpeiros relataram os ataques no rio Oiapoque, próximo ao distrito de Vila Brasil e a comunidade francesa de Camopi.

Apesar de atuarem na fronteira, os indígenas são franceses e o pedido de prisão foi informado à Guiana. O decreto estabelece que eles só podem ser detidos no território brasileiro.

“A intenção deles é fazer ataque aos garimpeiros. Já chegam atirando nas embarcações brasileiras que estão no território francês para roubar alimentos. Os brasileiros são obrigados a se jogar no rio ou se esconder na mata”, completa Charles Correa.

Segundo a polícia, os produtos roubados dos brasileiros são distribuídos entre os moradores da aldeia como forma de manter o prestígio e a liderança entre os indígenas.

Fonte: Portal Rhemanet

Artigo anteriorServidores da ALEAM são treinados para atuação em primeiros socorros
Próximo artigoAtor que fez Pedrinho em “O Sítio do Picapau Amarelo” morre aos 43 anos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui