Torre ATTO, a maior do mundo, coloca pesquisadores do AM na vanguarda, diz reitor UEA

Inauguração da torre Atto, no Amazonas/Foto; Paulo Bahia

O reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cleinaldo Costa, participou, no último sábado (22), da inauguração da Torre ATTO (sigla em inglês para Torre Alta de Observação da Amazônia), localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, no município de São Sebastião do Uatumã, a 247 quilômetros de Manaus. A ATTO tem 325 metros de altura e é a maior torre de monitoramento do mundo. A estrutura atuará no monitoramento ambiental de mudanças climáticas na região amazônica, sendo um importante instrumento para a ciência atmosférica. Os primeiros resultados poderão ser obtidos a partir de seis meses.
“Estamos pisando na história. A UEA, uma universidade jovem de apenas 15 anos, e o Governo do Estado do Amazonas têm a honra de participar desse momento importantíssimo para a ciência brasileira e mundial. Daqui sairão resultados de vários grupos de pesquisa que ditarão os estudos sobre mudanças climáticas mundiais das próximas décadas. Possuir alunos e professores da UEA nesse projeto é uma oportunidade ímpar”, disse o reitor Cleinaldo Costa.


A cerimônia contou com a presença do ministro de Ciência e Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, do ministro Conselheiro da Embaixada da Alemanha no Brasil, Claudius Fischbach, do coordenador do projeto ATTO pela UEA, Rodrigo Souza, do diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Luiz Renato de França, do secretário de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tenologia e Inovação (Seplancti), Thomaz Nogueira, além de outras autoridades.

“Os trabalhos desenvolvidos aqui serão para preservar a vida no planeta e dar alternativas para o desenvolvimento sustentável da humanidade. Somos muito gratos aos nossos amigos pesquisadores da Alemanha, do Inpa e a todos os profissionais que ajudarão a construir essa torre na maior floresta tropical continua do mundo”, disse o ministro do MCTI, Aldo Rebelo.

Ministro Aldo Rebelo, a inauguração com Cleinaldo Costa e pesquisadores/Foto: Paulo Bahia
Ministro Aldo Rebelo, a inauguração com Cleinaldo Costa e pesquisadores/Foto: Paulo Bahia
Artigo anteriorTroca de notas de Real adiada por conta do corte no orçamento do BC
Próximo artigoPA: trabalhadores da Construção podem parar atividades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui