Trabalhadores rurais formam chapa única para eleição da Fetagri-Am

Alfredo Pontes será aclamado presidente da Fetagri-Am/Foto: Zeferino Netto

Alfredo Pontes será aclamado presidente da Fetagri-Am/Foto: Zeferino Netto

Izete Rodrigues, ssume a secretaria geral/Foto: Zeferino Netto

A formação de uma chapa única para a nova diretoria da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Estado (Fettagri-Am), é considerada como um dado histórico pelo futuro novo presidente da entidade, Alfredo Pontes, que deverá ser aclamado amanhã, domingo (23), para uma gestão 2014-2018, asumindo a federação no lugar da atual presidente Izete Rodrigues que deixa a função no próximo mês de março.

O desenrolar da eleição no domingo acontece durante o 6º Congresso dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Estado do Amazonas, aberto na noite de sexta-feira (21), no Centro de Treinamento Mariapólis, no km 26 da Rodovia AM-010.

Por entender que os 13 diretores da federação compõem um colegiado (são quem definem as ações dos trabalhadores), Pontes afirma que um dos seus objetivos será manter a unidade dos trabalhadores, considerada por ele, como um grande desafio. “Eu devo ficar na história do movimento sindical porque que neste 6º Congresso conseguimos unir os trabalhadores  e fazer uma chapa única para, assim, podermos reivindicar e termos mais força política”, explica o sindicalista.”

O pleito se justifica como histórica porque, segundo Pontes, sempre houve uma disputa e ele espera que daqui a quatro anos está mesma unicidade se mantenha.

O Sindicalista expõe que esta unidade servirá para fazer chegar aos trabalhadores dos municípios as politicas públicas do governo federal . “É muito difícil fazermos politica para nossos agricultores e agricultoras familiares, principalmente na questão da mulher e do jovem”, observa. 

O futuro presidente da Fetagri-Am , que, atualmente exerce o cargo de secretário de Administração e Finanças da entidade, considera que no momento o Governo do Estado  não possui uma politica voltada para a agricultura familiar. “Temos políticas  de agricultura familiar hoje mas é o do Governo Federal, o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), onde nossa atual presidente e juntos com ela, trabalhamos alguns projetos políticos do Governo Federal “, expõe ao acrecentar que por meio do Pronaf, ainda na gestão de Izete,  um dos projetos implantado  é programa “Minha Casa, Minha Vida” para os agricultores familiares das comunidades  com a construção de  1.700 casas em parceria com o Banco do Brasil.

Como novo presidente, Pontes disse que irá receber a gestão Fetagri como um “barco andando”. “ Quando eu voltei para a federação, há três anos, atrás como secretario de administração e finanças  eram poucos os sindicatos  credenciados para receber o projeto do Banco do Brasil, inclusive o “Minha Casa , Minha Vida”, e hoje, mais de 30  estão credenciados para receber este  projeto’’, diz .

Ele diz que em sua gestão vai priorizar a legalização das terras dos agricultores com a aquisição do título definitivo, a fim de que, com este documento os agricultores consigam ter acesso ao crédito e às políticas públicas  sociais, entre elas a aposentadoria. “Não é fácil legalizar terra neste Estado , através do Iteam ( Instituto de Terras do Amazonas) porque o Governo ainda não dá prioridade a esta questão”, aponta.

A nova direção da Fettagri-Am que irá assumir, em Março, terá a seguinte formação: Presidente: Alfredo Maia Pontes. Vice- Presidente: Izete Rodrigues Rabelo. Secretária-Geral, Maria Lucinete Nicácio . Secretária de Finanças, Maria Barbosa. Secretária de Formação Sindical: Edjane Meireles. Secretário de Política Agrícola: Edvaldo Lopes de Jesus. Secretário de Política Agrária: José Eduvicio Caldeiras: Secretário de Políticas Sociais, Maria do Rosário Fernandes Barba. Secretaria de Mulheres: Astéria Tavares de Jesus.Secretaria de Assalariado: José Amarildo Gama. Secretaria de Jovens: Sérgio Paulo e Secretaria da Terceira Idade: Francisco Canto.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui