Tráfico de plantas e animais movimenta R$ 107 bi por ano

O tráfico ilegal de flora e fauna selvagem no mundo movimenta 27 bilhões de euros (cerca de R$ 107 bilhões) anualmente. O montante só é superado pelo comércio clandestino de armas e drogas, afirmou neste sábado (4) um representante do Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na sigla em inglês).


Em entrevista à agência Efe, o responsável das espécies ameaçadas do WWF, Luis Suárez, explicou que a luta contra esta atividade ilícita é o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente, que se comemora no domingo (5).

“Não há hoje uma espécie de fauna que não esteja sob a pressão do tráfico ilegal”, disse Suárez, lembrando que o caviar é um dos produtos mais cobiçados, bem como as peles de todo o tipo — em particular as de jacaré e crocodilo, além de dentes de elefante, chifres do rinoceronte e corais.

Suárez alerta também que a prática de caça ilegal a tigre, elefante e rinoceronte continuam, e diz: “Se estes animais são tão visíveis e vigiados e sofrem uma perseguição tão grande, imagine o que pode acontecer com as outras espécies menores e menos conhecidas”.

Os controles do Comércio Internacional das Espécies Ameaçadas da Fauna e Flora Silvestre (sigla em inglês para CITES) não parecem ser suficientes para impedir a ameaça de tráfico ilegal que está levando, por exemplo, à extinção dos pangolins (mamífero encontrado na Ásia e na África).

“Calcula-se que 13.000 exemplares de pangolins vivam dispersos e se distribuam de forma irregular todos os anos, o que dificulta o controle do tráfico ilegal”, explicou.

Situação semelhante ocorre com “as aves e certo tipo de árvores utilizadas pela indústria madeireira”, diz o especialista, que insiste que, quanto menor “é o objeto de desejo”, mais fácil é traficá-lo e “menos se conhece o seu impacto na natureza”.

Suárez comenta também que ao comércio ilegal se somam outros problemas que afetam a sobrevivência das espécies, como a destruição do habitat devido à presença humana.

(NOTÍCIAS AO MINUTO)

Artigo anteriorMinistro austríaco quer enviar imigrantes para países de origem
Próximo artigoDois candidatos disputam governo do Perú, Fujimori venceu primeiro turno

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui