Transparência a Sete Chaves: como vencer as barreiras no Brasil

Existem retrocessos na transparência pública e no cumprimento da Lei de Acesso - foto: arquivo

No próximo dia 16 de maio, data em que a entrada em vigor da Lei de Acesso à Informação completa sete anos, sete organizações da sociedade civil realizam em São Paulo o evento “Transparência a Sete Chaves: Como romper as barreiras do acesso à informação no Brasil”.


O seminário é gratuito e acontece na FGV (R. Itapeva, 432) das 19h às 22h. Para participar, é necessário fazer a inscrição por meio do formulário em bit.ly/MaisTransparencia até às 12h do dia 16.

Em dois momentos ao longo da noite, os participantes e palestrantes debaterão os avanços e retrocessos do acesso à informação no Brasil de 2012 até o presente. Ao final, todos serão convidados a apontar caminhos para aprimorar e defender esse direito. A programação é preliminar e está sujeita a confirmações de convidados.

Como peças fundamentais na elaboração e aprovação da Lei de Acesso a Informações, as organizações que realizam o evento – Artigo 19, Abraji, Conectas Direitos Humanos, Instituto de Governo Aberto, Open Knowledge Brasil, Rede Pela Transparência e Participação Social (RETPS) e Transparência Brasil – consideram fundamental manter o debate sobre transparência dos poderes na pauta pública.

“Em um cenário como o atual, com frequentes retrocessos na transparência pública e no cumprimento da Lei de Acesso, é urgente e importante reunir a sociedade em torno do tema e elaborar uma estratégia de enfrentamento a partir de dados e diálogos”, declaram os representantes do coletivo.

Programação

Abertura: homenagem a Claudio Weber Abramo.

19h às 20h – 7 anos depois, o que funciona e o que não funciona no acesso à informação?

Serão apresentadas brevemente diferentes análises e pesquisas de avaliação sobre o acesso à informação no Brasil nos últimos anos (transparências ativa e passiva, acessibilidade das informações, transparência sobre o sigilo).

Artigo 19 – Relatório “e-sic + sigilos” feito em parceria com Instituto Governo Aberto e ICV
Abraji – Resultados parciais do relatório sobre o uso da LAI por jornalistas
Transparência Brasil – Diagnóstico de efetividade de pedidos via LAI para nível local e o impacto no controle social pelo cidadão.

Open Knowledge – JUSTA

Fiquem Sabendo – Acesso a dados sigilosos

RETPS – Diagnóstico do cumprimento da LAI nos Estados
Controladoria-Geral da União em São Paulo – Monitoramento do cumprimento da LAI: EBT 360° e Painel de Dados Abertos.

20h às 21h – Desafios para o acesso à informação: sigilo x privacidade

Os principais debates sobre o tema do sigilo e da privacidade frente ao cenário atual, com casos de violação do acesso à informação e os retrocessos observados.

21h às 22h – Como reagir aos retrocessos e atuar para o aprimoramento da Lei?

Discussão sobre perspectivas para aprimorar a implementação da LAI e as articulações da sociedade civil para reagir aos retrocessos.

Artigo anteriorConcessionária Du Norte ‘estraga a marca Renault’ em Manaus
Próximo artigoJovem é executado a tiros em área vermelha do Cidadão IV

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui