TRE de São Paulo cassa o mandato da bolsonarista Carla Zambelli

Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) cassou nesta quinta-feira (30) o mandato de deputada federal de Carla Zambelli (PL-SP). Os magistrados entenderam que ela cometeu abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação ao espalhar notícias falsas sobre as eleições em 2022. O placar da votação foi de 5 votos a favor e 2 contra.


A decisão também torna Zambelli inelegível por oito anos a partir do ano em que os fatos ocorreram.

Em nota, a deputada afirmou que vai continuar atuando no Congresso “até o encerramento dos recursos cabíveis”. Ela afirma, ainda, sofrer “perseguição política”.

A ação foi proposta pela deputada federal Sâmia Bomfim (Psol-SP). “A Justiça Eleitoral fez o que era necessário: cassou uma parlamentar que abusou do seu mandato para atacar a democracia com fake news e discursos golpistas. Zambelli é uma das principais disseminadoras de desinformação no país e precisa ser responsabilizada por seus atos. Seguiremos na luta para que nenhum golpista fique impune”, disse a deputada.

Em seu voto, o desembargador José Antonio Encinas Manfré, relator do caso, reconhece que as ações de Zambelli prejudicaram a “isonomia eleitoral”.

“Não é demasiado se reconhecer que as condutas da representada alcançaram repercussão e gravidade aptas a influenciar na vontade livre e consciente do eleitor e em prejuízo da isonomia da disputa eleitoral. Portanto, realidades justificadoras da cassação do diploma de deputada federal e da declaração de inelegibilidade, sanções a ela impostas por prática de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação”, escreveu o relator.

Fonte: brasildefato

Artigo anteriorSeminf atua com quatro frentes de obras no complexo viário Rei Pelé
Próximo artigoPrefeito David Almeida assina nomeação de 226 novos guardas municipais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui