
Trem da empresa Rumo com 53 vagões, passando pela rodovia PR-438-Paraná, no trajeto do município de Guaraúna, próximo a cidade de Teixeira Soares, no Paraná, pode ser a solução para o transporte de cargas em todo o Brasil, mas, especialmente, para o Amazonas.
Um só comboio, tiraria o equivalente a quase 100 caminhões das rodovias, desafogando o trânsito cada dia mais pesado e perigoso das estradas brasileiras. No caso do Amazonas, transportaria a produção do Polo Industrial do Amazonas, a custo menores, e resolveria o problema crônico da quase impossível da estada BR-319.

Ou seja, a BR-319 deveria voltar a ser discutida como ferrovia, desfazendo a teoria dos problemas ambientais e dando mais celeridade para a obra que se arrasta a décadas. Seria a solução para o atoleiro que muitos querem ver o fim, mas que outros tanto, parece, não querem que chegue ao fim.
O Trem do vídeo operava em tração distribuída, com bi condução, ou seja, com maquinistas na primeira, e na última locomotiva, que tracionavam os vagões carregados, com grãos, e frangos nos containers, que seguia para exportação.
Fonte: Trem Brasil