
Três ex-policiais militares e mais seis pessoas suspeitas de integrarem uma organização criminosa, que pretendia praticar assaltos contra empresas de valores e agências bancárias, foram presas em uma operação do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público Estadual (MPE), realizada nesta segunda-feira (10) em Cuiabá e Cáceres, a 220 km da capital.
Foram expedidos 10 mandados de prisão. Destes, um ainda deve ser cumprido em Cáceres.
A investigação aponta que o grupo planejava roubar R$ 26 milhões de um carro-forte. Três policiais já estão presos ou cumpriam medidas judiciais.
Segundo o MPE, a organização possui integrantes de uma facção criminosa instalada em presídios de Mato Grosso, além da presença de ex-policiais militares. Conforme o Gaeco, devem ser cumpridos 10 mandados de prisão preventiva em Cuiabá e em Cáceres, todos expedidos pela Vara do Crime Organizado. Também estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão.

A operação foi batizada de ‘Conciliábulo’. De acordo com o dicionário, ‘Conciliábulo’ significa uma reunião secreta de pessoas suspeitas de maus desígnios. Os alvos da operação ainda devem ser interrogados pelo Gaeco e apresentados à Justiça de Mato Grosso.
A operação conta com apoio de policiais militares, civis, Batalhão de Operações Policiais (Bope) e Força Tática de Cáceres.
Fonte: nova edição