TSE bate recorde histórico e registra 7,2 milhões de atendimentos em 30 dias

Foto: Reprodução

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que bateu um recorde histórico, com 7,2 milhões de atendimentos nos últimos 30 dias. Só na terça-feira (3), foram mais de 1 milhão de serviços prestados. O prazo para tirar ou regularizar o título de eleitor e votar no pleito deste ano acaba nesta quarta-feira (4), e o processo pode ser feito pela internet.


Segundo o TSE, no último mês, foram  4.037.709 Requerimentos de Alistamentos Eleitorais (RAEs) protocolados presencialmente, nos cartórios eleitorais. Outros 3.172.204 foram feitos de forma online, pelo sistema Título Net.

Só na terça, foram 413.441 pedidos presenciais e 602.429 pela internet. O TSE orienta a população a priorizar os serviços de forma online, para que sejam atendidas nos cartórios apenas as pessoas que fizeram agendamento ou que não têm acesso à internet.

Por conta da alta demanda, na segunda-feira (2), o sistema passou por instabilidades. Para priorizar os atendimentos voltados às solicitações envolvendo o título de eleitor, o aplicativo e-Título vai ficar fora do ar até quinta-feira (5).

Quem procurou os cartórios eleitorais da capital na terça e nesta quarta-feira (4) também enfrentou filas. Em Ceilândia, foram distribuídas 100 senhas para quem não havia agendado. No Recanto das Emas, alguns eleitores também ficaram do lado de fora esperando uma oportunidade para serem atendidos.

Como fazer a solicitação pela internet?

Para votar nas eleições de 2022, os eleitores a partir de 16 anos têm até esta quarta (4) para pedir a primeira via do título de eleitor ou regularizá-lo. O procedimento pode ser feito totalmente pela internet.

Para tirar o documento pela primeira vez, é necessário que o futuro eleitor informe, na página de requerimento do sistema Título-Net, a unidade da federação em que mora. Após esse procedimento, aparecem na tela informações sobre a digitalização dos documentos necessários para a solicitação:

• uma foto tipo selfie segurando um documento de identificação;

• comprovante de residência atualizado;

• certificado de quitação de serviço militar, para homens de 18 a 45 anos.

Na página seguinte, em “Título de Eleitor”, ao solicitar a primeira via, a pessoa precisa marcar a opção “não tenho” para prosseguir com o atendimento. Depois do envio dos dados, os documentos serão analisados pela Justiça Eleitoral. O acompanhamento da solicitação pode ser feito também pelo site.

Para regularizar a situação do título de eleitor ou a retirada da primeira via do documento devem ser solicitadas pelo sistema Título Net, no Portal do TSE. Será preciso anexar documento oficial com foto, comprovante de residência, comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral e comprovante de quitação do serviço militar, caso já não tenha apresentado.

Os que desejam realizar alguma alteração no cadastro eleitoral devem conferir a situação junto à Justiça Eleitoral, também pela internet. Em seguida, é preciso acessar o sistema Título-Net, solicitar requerimento para o atendimento desejado e enviar a documentação necessária para regularização.

Fonte: G1

Artigo anteriorHomem é executado no beco Monte Alegre na Compensa
Próximo artigoGoverno do AM revitaliza campo de futebol e caixa d’água do Lírio do Vale

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui