
Segurança, confiabilidade e transparência são as marcas da Justiça Eleitoral presentes em todas as etapas de desenvolvimento do sistema eletrônico de votação para as eleições. O processo eleitoral brasileiro dispõe de diversos mecanismos de auditagem antes, durante e após a votação. Os votos digitados nas urnas são registrados em mídias eletrônicas codificadas e dotadas de várias camadas de segurança. A partir daí,os dados são transmitidos em redes privativas de comunicação, sem o uso da internet.
Além de todos esses mecanismos de segurança, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza dois aplicativos que permitem a qualquer pessoa acompanhar a apuração das urnas eletrônicas e conferir a totalização dos votos. Com os aplicativos, a Justiça Eleitoral pretende fortalecer, ainda mais, o papel de cada um na fiscalização da apuração e da totalização dos resultados das eleições.
Um desses aplicativos é o Boletim na Mão, que possibilita a uma pessoa obter uma cópia digital dos resultados das seções eleitorais. Já o aplicativo Resultados permite a qualquer cidadã e cidadão acompanhar e obter os resultados das eleições em sua cidade a partir dos votos já apurados. Os dois apps podem ser baixados gratuitamente em qualquer dispositivo móvel (smartphone ou tablet), bastando para isso acessar o Google Play e App Store.
Fortalecimento da transparência
Além dos aplicativos para consulta, também é possível acompanhar a apuração e a totalização dos votos pelo DivulgaWeb. Permanentemente atualizada no dia da votação, a página do TSE apresenta o percentual de urnas já apuradas, os votos de cada candidata e candidato, bem como o total de votos em branco e nulos e o comparecimento do eleitorado.