Tucanos são muito mais legais do que nós imaginávamos!

Fonte: Andy Morffew/Reprodução

Todo mundo tem um pássaro que considera majestoso — normalmente as águias, os gaviões ou até mesmo as corujas fofinhas. Mas já pararam para pensar nos tucanos? Como eles dormem? Por que têm aquele bico longo e vibrante? Como é o esqueleto de um tucano? Aqui estão alguns fatos fascinantes (e estranhos) sobre esses pássaros que você pode usar para entreter as pessoas nas festas.

Para quem ficou curioso, aqui está o crânio e o esqueleto de um tucano.

Sem as penas, o tamanho do bico de um tucano é basicamente igual ao resto do esqueleto inteiro. Sem exagero, o bico literalmente constitui 50% do comprimento do bicho.

A vértebra da calda é modificada, o que permite que durmam em uma posição enrolada, quase como uma bola estranha feita de penas e bico.

Fonte: Andy Morffew/Reprodução

O bico de um tucano tem uma rede de vasos sanguíneos que pode se expandir para diminuir a temperatura corporal. Além disso, sua língua parece uma pena e pode chegar a 15 centímetros de comprimento.

Com um bico desse tamanho, seria normal pensar que ele deve ser muito pesado, mas na verdade, ele é cheio de pequenos orifícios, o que o torna bem leve.

O tucano mais conhecido é do gênero Ramphastos, mas existem outros quatro tipos, incluindo o Andigena (tucano da montanha), Selenidera (chamados de saripocas), Pteroglossus (araçaris) e Aulacorhynchus (tucaninho verde). E em Belize, o tucano-de-bico-arco-íris é considerado o pássaro nacional.

O nome desses pássaros surgiu dos povos Tupi, que os chamavam de “tukana”, e não mudou muito com o passar dos séculos. A alimentação dos tucanos é constituída basicamente de frutas, mas eles são considerados “onívoros oportunistas”, o que significa que comem pequenos animais como lagartos, pássaros e insetos para poder sobreviver.

Fonte: Mega Curioso


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui