Tudo pronto para a maior mostra estudantil do país – por Ricardo Melantonio

Fonte: Divulgação

Um dos assuntos recorrentes na mídia nos últimos anos é o desemprego no país e a juventude uma das mais afetadas por esse cenário. Criar oportunidades para os jovens e contribuir com sua qualificação para enfrentar o concorrido mercado de trabalho têm sido uma preocupação constante do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) desde a sua criação há 54 anos. É, também, com esse propósito que a instituição realiza há mais de duas décadas, na cidade de São Paulo, a Feira do Estudante- Expo CIEE, maior evento estudantil da América Latina. Num único espaço é promovido o encontro entre empresas e instituições de ensino que apostam na juventude brasileira como o futuro do país, proporcionando a troca de informações que direcionam e ampliam a visão dos jovens acerca da formação e do crescimento profissional.


Somente quem caminha pela Expo CIEE pode ter noção da energia e entusiasmo dos jovens que fazem questão de prestigiar todos os expositores, enfrentando filas para participar de gincanas e desafios, colecionando sacolinhas com material de divulgação, preenchendo fichas de sorteio e aguardando ansiosos na frente do palco para ver as atrações culturais. O evento virou também referência nacional de qualidade: há quem viaje durante horas para não perder as atrações e aproveitar o contato próximo com informações e oportunidades únicas. No total, 196 excursões partiram de cidades próximas a São Paulo durante os três dias de mostra, ano passado, quando recebeu perto de 60 mil visitantes. A Expo CIEE, que surgiu em São Paulo, vem crescendo a cada ano, alcançando outros estados como, por exemplo, Goiás, e as novidades garantidas para 2018 para Fortaleza/CE, São José dos Campos/SP e Sorocaba/SP.

Fonte: Divulgação

A 21ª edição da mostra na capital paulista, agendada para os dias 25, 26 e 27 de maio, no Pavilhão da Bienal, Parque do Ibirapuera, trará muitas novidades aos estudantes que poderão assistir a mais de 100 palestras com especialistas, visitar estandes, participar de processos seletivos, simulação de dinâmica de grupo, além de inúmeras atrações culturais. E, mais, durante o evento poderão se candidatar a 5 mil vagas de estágio e 2 mil de aprendizagem. No segmento de tecnologia haverá promoção de hackathon, organizado pela Coddera, especializada em desenvolvimento de software e integrações, automação e otimização de processos voltados ao relacionamento das empresas com seus clientes – o desafio será a criação de uma solução que aprimore o relacionamento entre empresa e clientes. Haverá unidade móvel de nanotecnologia do Sesi/Senai e experimentos realizados pelo Ciência em Show. Outra inovação é o aplicativo de eventos Moblee, que deixará os usuários por dentro da programação, com informações diversas e mapa da localização das atrações.

O evento não só beneficia os estudantes, como também é uma oportunidade para as empresas expositoras divulgar produtos e serviços para o público jovem, ter visibilidade institucional e recrutar talentos para seus programas de estágio e de aprendizagem. Além de cumprir com papel social, oxigena seus quadros e se prepara para contribuir para o desenvolvimento econômico do país. Inscrições gratuitas no www.ciee.org.br/expociee.

Ricardo Melantonio é Superintendente Institucional, Jurídico e Compliance do CIEE.

Artigo anteriorVistoria veicular com aval do Detran pode virar alvo de investigação na Aleam
Próximo artigoInstituto Mamirauá vence Prêmio José Reis 2018

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui