Tufão Hagupit deixa 21 mortos em ilha das Filipinas, diz a Cruz Vermelha

Veículos passam perto das fortes ondas/Foto: Reuters
Veículos passam perto das fortes ondas/Foto: Reuters
Veículos passam perto das fortes ondas/Foto: Reuters

Houve ao menos 21 mortes, muitas delas por afogamentos, devido ao aumento do nível das águas em Borongan, principal cidade de Samar Oriental, primeiro local atingido pelo tufão Hagupit, informou a Cruz Vermelha Nacional das Filipinas nesta segunda-feira (8).

O governo das Filipinas retirou mais de um milhão de pessoas de áreas de risco devido à chegada do tufão pelo Pacífico, despertando temores de uma repetição da tragédia provocada por um tufão do ano passado que deixou mais de 7 mil mortos ou desaparecidos.


“Nós temos relatos confirmados de que 21 pessoas morreram em Samar Oriental, 16 delas em Borongan”, disse Gwendolyn Pang, secretária-geral da Cruz Vermelha Nacional das Filipinas.

Houve grande número de mortos também na iIha de Samar, no centro do país, onde o Tufão Hagupit chegou no sábado com ventos de 210 quilômetros por hora (km/h), de acordo com Pang.

O Hagupit aproxima-se de Manila, agora com ventos de 110 km/h, o que valeu baixar a classificação para a categoria de tempestade tropical.

O Conselho Nacional de Redução de Risco e Resposta de Desastre, em Manila, confirmou apenas dois mortos e três feridos. Duas outras pessoas teriam morrido fora de Samar, a terceira maior ilha das Filipinas, desde a chegada do Hagupit no sábado à noite.

Segundo a agência meteorológica nacional Pagasa, os ventos deverão agora abrandar à medida que a tempestade progride em direção a oeste. O tufão deve chegar hoje à tarde no sul da capital.(iG)

Artigo anteriorOperação ‘Solimões Livre 2014’ prende 26 pessoas e apreende 57 motocicletas
Próximo artigoBanda do Jaraqui lança CD do 1º Festival de Marchinhas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui