UEA apresenta projetos de pesquisa e inovação na FesPIM 2023

Foto: Daniel Brito/Ascom UEA

A segunda edição da Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (FesPIM), que acontece entre os dias 7 e 9 de novembro, em Brasília, contará com stand e a mostra de projetos de pesquisa e inovação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). E, para que a seleção dos projetos da universidade fosse realizada de forma transparente, a instituição anunciou uma chamada pública. O evento será realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília-DF.


O público-alvo da chamada pública foram os coordenadores dos projetos realizados na instituição, que poderiam submeter as propostas de pesquisa e inovação ao Comitê Executivo do Fundo de Reserva Específico de PD&I (Fepdi) da UEA.

Os projetos apresentados na mostra durante a feira serão: Monitoramento da Qualidade de Águas das Bacias do Tarumã-Açu, Tarumã- Mirim e Puraquequara, E-Manager, SoM-DN, Curupira, Além da Gastronomia, PCD Yara, Laboratório de Matemática Pura, Aplicada e Computacional, e Pelos Caminhos da Canoa.

Foto: Daniel Brito/Ascom UEA

As pesquisas são desenvolvidas em diferentes unidades acadêmicas da UEA: Escola Superior de Tecnologia (EST), Escola Superior de Ciências Sociais (ESO), Escola Normal Superior (ENS), Centro de Estudos Superiores de Tabatinga (Cestb) e Centro de Estudos Superiores de São Gabriel da Cachoeira (Cessg).

Para o reitor da UEA, André Luiz Nunes Zogahib, o resultado da seleção celebra a diversidade de projetos desenvolvidos pela universidade nas mais diferentes áreas temáticas. “Iremos mostrar o potencial e resultado das pesquisas realizadas por nossos professores e alunos. São projetos inovadores que visam a criação de novas tecnologias em prol da sociedade e que contam com o apoio do Polo Industrial de Manaus”, disse.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Roberto Mubarac, a iniciativa da chamada foi proposta após reunião realizada entre a organização da FesPIM e a gestão da universidade. “A UEA é uma universidade com milhares de projetos e pesquisas extremamente importantes e pujantes para a região e o Brasil. Fizemos um processo democrático e que foi um sucesso”, comentou.

Seleção

As propostas foram enviadas e apresentadas ao Comitê Executivo do Fepdi pelas direções das unidades acadêmicas interessadas, após aprovação de seus Conselhos Acadêmicos ou órgãos colegiados equivalentes. Os projetos foram avaliados e selecionados de acordo com a aderência do projeto ao escopo da feira, curriculum lattes do coordenador (a partir da pontuação descrita na chamada).

Artigo anteriorIbama apreende 73 mil litros de diesel marítimo irregular no Amazonas
Próximo artigoPai que estuprou as filhas de 13 e 14 anos é preso no Jorge Teixeira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui