UEA promove Curso de Microscopia de Varredura e Óptica Confocal

Foto: Gerson Freitas/Ascom UEA

Curso tem segunda etapa de forma presencial, seguindo as orientações de segurança e higiene, com a presença de apenas 15 alunos


Protagonizando mais um cenário importante para pesquisa do Amazonas, o Centro Multiusuário para Análise de Fenômenos Biomédicos da Universidade do Estado do Amazonas (CMABio) iniciou, de forma presencial, a segunda parte do Curso Prático de Microscopia Óptica Confocal e Microscopia Eletrônica de Varredura. As aulas estão sendo ministradas na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA), pelos professores doutores Wanderley Souza, Makoto Enoki Caracciolo e Emilie Barrias.

De acordo com Wanderley Souza, a primeira fase do curso aconteceu totalmente de forma remota, com a participação de 50 alunos. O docente destaca que, nesta segunda etapa, a coordenação decidiu pela forma presencial, seguindo todas as orientações de segurança, higiene e distanciamento, com a presença no laboratório de apenas 15 alunos.

Foto: Gerson Freitas/Ascom UEA

“É um curso prático com base em perguntas objetivas, onde, ao final, os alunos irão mostrar os resultados dos trabalhos e pesquisas. São 15 estudantes selecionados nessa segunda fase, que estão aprendendo e trocando experiências”, disse Wanderley, que integra e coordena o projeto.

Para o aluno Joaquim Ferreira, além de permitir uma maior qualificação profissional, o curso fortalece a relação entre os grupos de pesquisa do Amazonas, aumenta a relevância dos estudos e possibilita um melhor entendimento sobre as análises. Ele pontua que a formação dos novos profissionais em microscopia de varredura impactará fortemente no desenvolvimento de estudos que tragam melhor qualidade de vida para a comunidade como todo.

Foto: Gerson Freitas/Ascom UEA

“Esse curso é extremamente significativo, pois nos permite verificar com riquezas de detalhes como estão acontecendo os eventos biológicos, principalmente no estado do Amazonas, com o mosquito Aedes aegypti, fungos, células e outras espécies. Os equipamentos do CMABio são de última geração, isso possibilita que tenhamos uma interação completa com o material analisado, situação que dificilmente poderia acontecer com os microscópios convencionais. O curso veio para somar com a comunidade de pesquisadores e agregar ainda mais com a sociedade através do conhecimento”, enfatizou.

O aluno Adrian Arturo apontou os benefícios que virão com a oferta do curso. “Através dos novos conhecimentos adquiridos no curso e de toda tecnologia de ponta ofertada pelo CMABIO, os novos profissionais de microscopia poderão ajudar na eficiência do controle biológico, na mortalidade e na redução dos casos de doenças, uma vez que as pesquisas realizadas com mais precisão darão a verdadeira dimensão do problema e, consequentemente, da solução”.

Artigo anteriorKit Covid: a ‘Capitã Cloroquina’ fez ameaças à Prefeitura de Manaus
Próximo artigoDelegado da PF que denunciou Salles manda aviso para ‘os ladrões de madeira’

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui