Última seletiva do JEAs encerra nesta terça-feira (20), em Tabatinga-AM

Fotos: Mauro Neto/Sejel

A capital do Alto Solimões, Tabatinga (1,105 km de Manaus), está sendo palco desde a última sexta-feira (16) da seletiva dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs), evento realizado pela Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). A peneira do quinto e último polo da maior competição interescolar segue até terça, 20, e reúne estudantes-atletas da ‘casa’, além de Benjamin Constant e Atalaia do Norte. Essa é a primeira vez que o município é sede da competição, em quarenta anos de Jogos, e soma 300 participantes sedentos por conquistar as últimas vagas que classificam para a fase final, que ocorre na capital amazonense de 19 a 29 de julho.
Um dos primeiros a receber a notícia que vem a Manaus para representar seu município é Elielson Rodrigues, 15. O mesatenista de Atalaia passou na seletiva após dois jogos e estreou com o pé direito na competição. O jovem é estudante da Escola Estadual Pio Veiga e faz parte do projeto social ‘Crianças Brilhantes’, onde iniciou há dois anos na modalidade.


“Foi muito difícil e estou muito feliz de ter conseguido passar. Nunca fui para Manaus e essa vai ser uma boa oportunidade, pois vou poder fazer o que gosto, que é o tênis de mesa, e conhecer a capital. Comecei esse esporte no projeto e não parei mais, meus pais me incentivam muito e o professor tambem”, disse Elielson, sob o olhar atento do técnico Renato Tenazor, 47, fundador do ‘Crianças Brilhantes’.

O professor conta que o projeto existe há cinco anos e acredita que Elielson possa ser o primeiro atleta de Atalaia a vencer a fase final e conseguir chegar até os Jogos Escolares da Juventude (JEJ), em Brasília, de 16 a 25 novembro.

“Estou muito orgulhoso do meu aluno, isso para a gente é histórico e acredito muito que ele possa ir para o JEJ, seria um exemplo para todos os outros alunos do projeto. Todos os dias me esforço muito no Crianças Brilhantes, sou eu que confecciona as raquetes de madeira e compro a borracha de Roraima. Faço nossos materiais e posso dizer que Atalaia é um polo do Tênis de Mesa”, contou o Renato.

Fotos: Mauro Neto/Sejel

Outra que se garantiu na fase final foi a equipe de basquete da Escola Estadual Marechal Rondon, de Tabatinga. De acordo como capitão do time, Stephano Kayky, 13 anos, os treinos agora serão intensificados para o elenco fazer bonito na capital. Além disso, ele conta com sua vivência esportiva para somar com o time.

“Estamos tranquilos, mas vamos treinar muito mais para competir em Manaus. A gente faz a preparação na quadra da escola e do bairro e ficamos assistindo jogos pela televisão tambem. De lá, a gente pega muita coisa e como eu jogo no Lendários Kings, que é uma equipe aqui de Tabatinga, passo minha experiência para os colegas. Nosso time é forte e vamos chegar para ganhar”, destacou o armador.

Batalhando pela classificatória está a equipe feminina de Futsal de Benjamin Constant, da comunidade Filadélfia. Formada por integrantes do povo Ticuna, o time está estreando na competição e mostra boa desenvoltura em quadra. Os ensinamentos da modalidade, que são colocados tanto na língua portuguesa, quanto no vocabulário ‘mãe’ do povo, são bastante aproveitados pelas meninas da Escola Indígena Eliezer.

“Gostamos muito de jogar e aprendemos esse esporte em duas línguas, eu entendo bem qualquer uma das duas, mas prefiro a ticuna. Sou atacante, jogo bem, e estamos felizes por fazer parte disso tudo. É muito emocionante e estamos treinando em quadra quando a gente vem para município, e na terra da nossa comunidade” disse Metchitana-Avai, ou Juliane, de 13 anos.

Fotos: Mauro Neto/Sejel

Presente na abertura do Polo e prestigiando as disputas, o titular da Sejel, Fabricio Lima, destacou que Tabatinga vai fechar com chave de ouro as seletivas do JEAs, que passaram por Boa Vista do Ramos, Santa Isabel do Rio Negro, Itacoatiara, Humaitá, Coari, Manacapuru e Tabatinga, envolvendo uma média de 10 mil pessoas.

“Estamos super satisfeitos com a 40º edição dos Jogos, que está presenteado nossos atletas com modalidades novas, como o judô, aquatlhon, basquete e luta livre, mas tambem com sedes estreantes, como é o caso de Tabatinga. Isso valoriza todos que fazem parte desse eventos, desde os professores, como os estudantes, e o público. Além, é claro, de disseminar outros esportes que estão ganhando força pelo interior do Amazonas. Acreditamos que este investimento no esporte faz a grande diferença, pois é uma opção não só de lazer, como de qualidade de vida para esses meninos e meninas; um verdadeiro resgate e incentivo para uma vida melhor”, disse Lima.

Fase final

Os primeiros lugares de cada polo estão automaticamente classificados para a fase final, que acontece em Manaus, em vários complexos esportivos. Os campeões da categoria Infantil disputarão os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) na cidade de Curitiba (PR) de 12 a 21 de setembro. Já os vencedores da categoria Juvenil participam da mesma edição do torneio em novembro, em Brasília (DF), de 16 a 25 de novembro.

Artigo anteriorO espetáculo ‘Dream – o musical’ de Marcella Bártholo será neste sábado (24)
Próximo artigoInternos do sistema socioeducativo do Amazonas vão expor em festival de turismo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui