Um celular, um carro e amigos colocam Chico Preto na disputa direta ao Senado

Chico preto em evento de filiação ao Avante, em dezembro de 2021 - foto: recuperada/recorte

Pesquisa eleitoral, do instituto Direto ao Ponto Pesquisas, o candidato ao Senado, Marco Antônio Chico Preto (Avante), aparece com 10,4% das intenções de votos ao Senado. Não é o suficiente para as pretensões do candidato, mas é uma vantagem se comparado o volume gasto na pré-campanha e o capital eleitoral e financeiro dos seus concorrentes diretos.


Avaliando a sua candidatura, Chico Preto disse que até o momento, tem um telefone, um caro e amigos que acreditam na sua proposta de representar (bem) o Amazonas no Senado e, evidente, ele próprio, que não arreda pé da sua intenção.

Apoio de David

É provável que a declaração de apoio do prefeito David Almeida (Avante), ao candidato ao Senado pelo Avante, seu partido, mude o quadro eleitoral. O prefeito de Manaus é um dos governantes municipais mais bem avaliados do Brasil e seu apoio a um candidato, certamente, se reverterá em votos, crédito e subida na tabela eleitoral.

Na pesquisa divulgada na tarde desta segunda feira (30), pelo instituto Direto ao Ponto Pesquisas, Chico Preto aparece com 10,4%, chegando no terceiro da tabela, Coronel Meneses (Patriota) – ver gráfico:

Capita eleitoral e rejeição

Na avaliação de observadores políticos, Arthur Neto, Coronel Menezes e Omar Aziz ‘desfrutam de alta rejeição’, tem muitas explicações a dar ao eleitor e, até o momento, são candidatos sem apoios consistentes.

Menezes: se diz o candidato do presidente, mas rejeitado pelos apoiadores do presidente e, nem o presidente disse que ele é realmente o seu candidato ao Senado.

Omar Aziz: anda em busca de apoio nas hostes do governo e de prefeitos do interior, onde derramou emendas parlamentares aos montes. Até agora, nenhum deles se alvoroçou em afirmar esse apoio, a não ser nas entrelinhas das notícias institucionais e nos seus perfis, nas redes sociais.

Arthur Neto: está na frente pelo Recall político conseguido quando ainda era prefeito de Manaus, mas as desavenças políticas, desgraças familiares, envolvimento em casos policiais e obras inacabadas, ainda sem explicação, vai dar muito pano pra manga e votos perdidos.

Encosto

Arthur se encostou em Amazonino Mendes por imposição Federativa, daí estar atrapalhando mais que ajudando a candidatura majoritária do Negão. Ou seja, a tendência é desabar nas pesquisas de intenção de votos.

Chico Preto está no páreo!… e, se duvidar, bem posicionado. 15 pontos não é tão difícil de tirar quando não se tem rejeição.

Hoje, segunda feira (30), foram divulgadas duas pesquisa Estimuladas para o Senado/Amazonas, uma pela Real Time Big Data e outra pelo Direto ao Ponto Pesquisas: 

Pela Real Time Big Data, Arthur Virgílio (PSDB), aparece com 22% das intenções de votos – esse número já foi bem maior. Omar Aziz (PSD) e Coronel Menezes (PL), empatados com 16% e Luiz Castro (PDT), com 10%, tecnicamente empatado com Chico Preto (Avante), com 7%.

Já o instituo de pesquisa Direto ao Ponto Pesquisas , Arthur Virgílio Neto (PSDB) aparece com 25,3%; Omar Aziz (PSD), com 23%; Coronel Menezes (PL), com 14,7%; Chico Preto com 10,4%, desgarrado de Luiz Castro (Rede) com 5,5% das intenções de votos e em crescimento.

Artigo anteriorAgeman notifica ManausLuz por ausência de identificação dos postes
Próximo artigoLei de Roberto Cidade reforça medidas de segurança em hospitais do Amazonas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui