
A União Europeia multou a Meta, dona do Instagram, WhatsApp e Facebook, em 798 milhões de euros (cerca de R$ 4,8 bilhões) por práticas anticompetitivas no mercado de publicidade digital.
Segundo a Comissão Europeia, a Meta vinculou o serviço Facebook Marketplace à rede social, forçando todos os usuários do Facebook a terem acesso ao Marketplace, o que lhe dá vantagem sobre concorrentes de classificados online.
A Meta nega a violação e afirmou que vai recorrer, alegando que a decisão ignora o “dinâmico mercado de anúncios on-line” da Europa e que os usuários interagem com o Marketplace por escolha. A empresa considerou “decepcionante” que a Comissão penalize um “serviço gratuito e inovador”.
A Comissão concluiu que a Meta “abusa de sua posição dominante” e estabeleceu o valor da multa pela “duração e gravidade da violação”.
Com a pressão da Lei de Serviços Digitais e da Lei de Mercados Digitais da União Europeia, a Meta anunciou mudanças, oferecendo a usuários europeus a opção de reduzir anúncios direcionados e diminuindo tarifas de assinatura para serviços sem publicidade.
Fonte: g1