
Os 55 municípios amazonenses que estão no Selo UNICEF, edição 2021-2024, participam nesta sexta-feira, 15/12, em Manaus, do Encontro “Imunizar é cuidar: quem ama vacina”, promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a Visão Mundial, organização implementadora do Selo UNICEF no Amazonas. O objetivo é promover novas possibilidades para o alcance da cobertura vacinal por meio das estratégias Busca Ativa Vacinal (BAV) e Busca Ativa Escolar (BAE) em cada região. O evento acontece até 17h, na Igreja Metodista Movement, localizada na rua Terezina, nº 80, bairro Nossa Senhora das Graças.
Entre novembro e dezembro foram realizados pela Visão Mundial, parceiro implementador do Selo UNICEF também no Acre, Rondônia e Roraima, encontros presenciais da Busca Ativa Vacinal, para capacitar os municípios participantes do Selo UNICEF com ferramentas e estratégias para Busca Ativa Vacinal (BAV), voltadas para o trabalho intersetorial, o engajamento da população, o diálogo com as famílias e o envolvimento dos serviços, para ações de vacinação de alta qualidade organizadas com base local e territorial.
“A Fundação de Vigilância em Saúde vem se empenhando em contribuir para a imunização de cada criança, em especial daquelas em situação de vulnerabilidade, o que é possível por meio de parcerias como essa com os municípios do Selo UNICEF. Sabemos que combater a desigualdade que assola as crianças brasileiras exige cooperação e articulação, e a BAV é parte relevante dessa atuação estratégica, em propiciar uma infância saudável para uma sociedade melhor e com crianças protegidas”, afirmou Alexsandro Xavier de Melo, chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica do Amazonas.
Busca Ativa Vacinal
A Busca Ativa Vacinal é uma estratégia do UNICEF para colaborar com municípios na garantia da imunização infantil. Usando uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica – que será disponibilizada gratuitamente para municípios – a iniciativa contribui para identificar crianças menores de 5 anos com atraso vacinal ou não vacinadas; estabelecer estratégias para encaminhamento delas aos serviços de saúde e atualizações de vacinação; monitorar a cobertura vacinal e acompanhar a situação vacinal da população alvo; e identificar e responder a vulnerabilidades que levam à não vacinação. A estratégia incentiva a participação de diferentes áreas na BAV – como Educação, Saúde, Assistência Social, entre outras – fortalecendo a rede de garantia de direitos. Para a Busca Ativa Vacinal, o UNICEF conta com a parceria estratégica da Pfizer e o apoio da Fundação José Luiz Egydio Setúbal.