Unisa e Doutores das Águas realizam pesquisa com ribeirinhos da Amazônia

Expedição aconteceu neste mês de abril e foram atendidas mais de 2,5 mil pessoas das bacias dos rios Negro e Madeira (Foto: Reprodução/Unisa)

Representantes do curso de medicina da Universidade Santo Amaro (Unisa) participaram neste mês de abril da expedição Doutores das Águas, que levou assistência médica e odontológica, além de educação recreativa para cerca de 2,5 mil pessoas das comunidades ribeirinhas da Amazônia, nas bacias dos rios Negro e Madeira. Neste ano, a iniciativa que já está em sua oitava edição, contou, mais uma vez, com a parceria da Unisa para o desenvolvimento de pesquisas científicas.


O projeto tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida para a população ribeirinha. À frente das pesquisas está o professor do curso de medicina, biomedicina e pró-reitor de Pós-Gradução, Pesquisa e Extensão da Unisa, Marco Antonio Zonta. “A parceria com os Doutores das Águas resultará em estudos que ajudarão esclarecer os problemas locais de saúde pública nestas comunidades que não têm acesso a nenhum tipo de assistência”, explica.

Pela primeira vez, a comitiva teve a participação da aluna de medicina da Unisa Karina Bonilha Roque (Foto: Rpeodução/Unisa)

Pela primeira vez, a comitiva teve a participação da aluna de medicina da Unisa Karina Bonilha Roque. Ela atuou na equipe médica como apoio aos profissionais em atendimento e realizou a coleta de material celular para análise. O projeto desenvolve o Programa Saúde da Mulher, cujo objetivo é a prevenção do câncer de colo uterino. As mulheres ribeirinhas receberam o atendimento médico e fizeram o exame Papanicolaou.

De acordo com o professor Zonta, o Programa foi mais além e realizou também o controle de lesões da cavidade oral associadas à infecção pelo Papilomavírus humano, o HPV. A pesquisa irá rastrear a incidência das doenças sexualmente transmissíveis, entre elas o HPV, principal fator de risco para o desenvolvimento de câncer de colo uterino.

Universidade Santo Amaro e Doutores das Águas realizam pesquisa com ribeirinhos da Amazônia (Foto: Reprodução/Unisa)

Expedição

A expedição Doutores das Águas acontece anualmente, no período de cheia dos rios, quando é possível ter acesso à população ribeirinha. Ao todo, são 18 comunidades da Bacia Amazônica atendidas. A equipe é formada por médicos, odontólogos e um grupo de assistência psicossocial. O projeto conta com um barco ambulatório, equipado com consultórios, farmácia e sala de pequenas cirurgias.

Artigo anteriorGeneral Villas Bôas é internado em hospital de Brasília
Próximo artigoGoverno abandona os produtores de Malva e Juta em todo o Estado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui