Os alunos dos cursos de educação física e de fisioterapia, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), participaram na tarde de ontem, sexta-feria (07), de um encontro para apresentação de livros publicados a partir de pesquisas realizadas sobre o esporte e questões socioculturais, realizado no auditório, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), contando com apresentação de dança indígena pelo Grupo de dança da FEFF – GEDEF.
A iniciativa foi da professora doutora Artemis Soares, diretora da FEFF. Com quatro décadas de trabalhos dedicados à ginástica rítmica e ao estudo do corpo, a profaª Artemis, que é pós-doutora pela Universidade Paris 5, destacou a importância da produção acadêmica ser amplamente divulgada como forma de apontar caminhos e estimular a pesquisa sobre as contribuições e mudanças socioculturais.
“Ė daqui deste universo acadêmico que surgem fundamentais para entendermos as mudanças sociais e suas influências. Apresentar aos universitários as nossas pesquisas é uma forma de valorizarmos o trabalho para o qual muito nos dedicamos, de estimular o saber sobre o conteúdo que está disponível a todos e de estimular nos participantes o gosto pela pesquisa científica no âmbito da academia”, explicou.
Durante o encontro Artemis Soares apresentou três dos 12 livros que já publicou, especialmente a obra intitulada ‘Ginástica Rítmica’ que aborda de forma didática os conteúdos da modalidade. Ela destacou a importância do apoio às pesquisas relacionadas ao campo da educação física. “As teorias relacionadas a este campo evoluem na medida que as pesquisas apresentam novos conhecimentos, por isso nós damos muita ênfase à questão da pesquisa, que com o ensino e a extensão, formam os pilares da universidade”, disse.
Os alunos do Grupo Experimental de Dança da FEFF, que fazem parte do Programa de Dança, Atividades Circenses e Ginástica, apresentaram a dança ‘Cantos Tribais’. Francinara dos Santos, 33, aluna do oitavo período do curso de educação física da Ufam, apoiou o evento. “Como estudante eu achei o evento muito interessante devido ao vasto conhecimento que a educação física abrange. A maioria das pessoas não tem o conhecimento do quanto é estudado no curso de Educação Física e do quanto é importante”, declarou.