


Inaugurado pela Secretaria de Estado de Saúde (SUSAM), no final de fevereiro deste ano, o complexo que abriga a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Maternidade Enfermeira “Celina Villatrez Ruiz”, já contabiliza quase dez mil atendimentos, em quatro meses (de março a junho deste ano), segundo o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, que ressalta que essa obra faz parte do processo de ampliação e fortalecimento da política de atenção à saúde, no interior do Amazonas.
De acordo com Alecrim, a unidade de saúde, cuja obra recebeu recursos na ordem de R$ 13 milhões, foi construída para desafogar o fluxo de pacientes, até então atendidos pelos profissionais do Hospital de Guarnição de Tabatinga. Hoje, a nova unidade já absorve, praticamente, 100% dos partos realizados no município.
Os números mensais mostram o aumento da adesão da população ao serviço. Em março deste ano, foram registrados 1.624 atendimentos. No mês seguinte, 2.327 e, em maio, 2.938. Em junho, o serviço alcançou a marca de 3.015 atendimentos, entre partos realizados e na área clínica em geral, quase o dobro do mês seguinte à sua inauguração. Do total contabilizado, foram 331 partos realizados.
O complexo conta, no Pronto Atendimento, com dois consultórios para atendimento clínico, de urgência e emergência. A maternidade possui 20 leitos à disposição da população. Para o suporte e apoio ao diagnóstico, a unidade de saúde também dispõe de raio-x, ultrassonografia, exames laboratoriais e aparelho de mamografia, em fase de implantação, com preparação de sala baritada, e que será utilizado a partir do Programa de Telessaúde. O exame será realizado em Tabatinga e o laudo será feito em Manaus, no núcleo do Hospital Universitário Francisca Mendes, que encaminhará o resultado para o médico local.
Agentes transfusionais da unidade estadual atuam em parceria com a unidade de coleta e transfusão instalada no Hospital de Guarnição do Exército, que prestam suporte nesta área específica aos profissionais do complexo.
Além de ginecologistas e obstetras, a UPA-Tabatinga, que tem cerca de 290 profissionais, mantém à disposição da população, durante 24 horas, especialistas nas áreas de clínica-geral, neonatologia, ortopedia e anestesia. Também compõem a equipe da unidade enfermeiros, assistentes sociais e técnicos de enfermagem e administrativos. O complexo, que reúne maternidade e Pronto Atendimento, promoveu a ampliação da atenção à saúde em Tabatinga, beneficiando uma população de cerca de 56 mil pessoas, diretamente.