Cidades Cultura

Usina Chaminé receberá oficina de Teatro e Espetáculo ‘Ella” neste fim de semana

Foto: Divulgação
Avatar
Escrito por Redação 4 Senha

Manaus – Nos dias 26 (sexta-feira) e 27 (sábado) de abril, o Centro Cultural Usina Chaminé receberá atividades voltadas para o teatro. A programação, que conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), tem classificação indicativa para 18 anos e acesso gratuito.

As atividades serão realizadas pela produtora cultural e palhaça Ana Oliveira, que vem aprofundando suas pesquisas na linguagem do palhaço em cursos e oficinas com diversos mestres nacionais, como Lis Nobre, Selma Bustamante (in memorian) e Adelvane Néia, além de professores estrangeiros, como Mick Barnfather, John Davidson e Peta Lily. Concluiu, em 2016, o curso de formação da Escola Livre de Palhaço, organizada pelo grupo OFF-Sina no Rio de Janeiro.

A oficina “Iniciação à Linguagem do Palhaço” será realizada no dia 26 de abril (sexta), das 14h às 18h, e no dia 27 (sábado) de abril, de 9h até 12h. A atividade é direcionada para o público em geral, trabalhando os fundamentos da linguagem como o estar presente, encontrar e aceitar o fracasso e utilizar o próprio ridículo a seu favor.

Também serão abordados elementos técnicos como Prontidão (preparação do corpo do ator para o ‘estado’ do palhaço); O Jogo (desenvolvimento do raciocínio e dos impulsos internos do corpo); Repertório de Ação e Reação (criação de um repertório pessoal como ferramenta para o desenho no espaço e na cena); Improvisação (elaboração de pequenas cenas) e Triangulação (o foco para tornar as improvisações precisas para o público e para quem estiver no jogo).

Ainda no dia 27 de abril, às 19h, o Centro Cultural Usina Chaminé será palco para o espetáculo “Ella”. A peça teatral consiste num solo de palhaço que propõe a discussão sobre a violência de gênero contra a mulher, em especial a simbólica, que diz respeito aos constrangimentos morais impostos pelas representações sociais de gênero (sobre o masculino e o feminino).

Foto: Divulgação

O espetáculo utiliza-se das linguagens do clown (técnicas de palhaço) para debater e questionar o poder da mídia em influenciar a percepção acerca dos gêneros na sociedade, enfatizando o entendimento da mulher a respeito do papel feminino, assim como as maneiras como esse poder midiático pode afetar o seu comportamento.

As inscrições para a oficina podem ser realizadas através do link https://forms.gle/HgTg2UAbdaKGk74f6, até o dia 24 de abril. O Centro Cultural Usina Chaminé está localizado na Avenida Lourenço da Silva Braga, s/n – Centro de Manaus.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.