Vacina contra Influenza H1N1 chega a todos os municípios do AM

O Amazonas participa neste sábado (30) do Dia D de Vacinação contra a Influenza, que acontece em todo o País e marca o início da campanha, que se estenderá até 20 de maio. De acordo com o secretário estadual de saúde, Pedro Elias de Souza, a capital e todos os municípios do interior já estão abastecidos com as vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde, para a ação. No Estado, a estimativa é de que 940 mil pessoas integram os grupos prioritários definidos pelo Ministério como público-alvo da campanha. Deste total, 396.970 estão na capital e 543.030, no interior. A meta é imunizar, ao menos, 80% desta população.
“Estamos recomendando a todas as prefeituras e suas secretarias municipais de saúde que se engajem e busquem realizar todos os esforços para assegurar uma ampla cobertura vacinal desses grupos prioritários”, afirmou Pedro Elias. O secretário destaca que os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde para receber a proteção contra a gripe incluem as pessoas com 60 anos ou mais de idade; crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias); as gestantes; as puérperas (até 45 dias após o parto); os trabalhadores de saúde; povos indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.


Ele salienta que as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de todo o estado estarão funcionando no sábado, das 8h às 17h, para vacinar este público. Na capital, a vacina estará disponível nos Centros de Atenção Integral à Criança e à Melhor Idade – os CAICs e CAIMIs, da Secretaria Estadual de Saúde (Susam). Em Manaus, segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), estarão funcionando, no sábado, 962 postos de vacina que, incluem, além das salas de vacina das UBSs, centenas de postos extras, montados em locais de grande circulação de pessoas.

O diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Bernardino Albuquerque, explica que, como nos anos anteriores, a vacina disponibilizada na campanha inclui a proteção contra o vírus Influenza A/H1N1. Ele observa que a estratégia de vacinação contra a Influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e mortes na população-alvo para a vacinação no Brasil.

A FVS-AM reforçou as orientações à população para que mantenha os cuidados com a higiene, como a lavagem das mãos ou o uso do álcool gel, e que evite lugares fechados, de muita aglomeração.

Artigo anteriorBolsa Família corta 70% dos beneficiários irregulares
Próximo artigoPolícia de Roraima prende três venezuelanos por furto em supermercado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui