Vacina precisa ir a quem precisa, não a quem paga mais, diz Bill Gates

Bill Gates, fundador da Microsoft - Foto: Getty Images

O bilionário filantropo Bill Gates afirmou que as drogas para combater a Covid-19 e uma eventual vacina. Devem ser disponibilizadas aos países e povos que mais precisam, e não a quem pagar mais. Se a lógica da distribuição desses fármacos for a do mercado, afirmou, a pandemia vai se prolongar. As declarações foram divulgadas neste sábado (11), em uma conferência sobre Covid-19 organizada pela Aids Society.
“Se nós deixarmos as drogas e as vacinas irem para quem pagar mais, e não para as pessoas e locais onde são mais necessários, a pandemia será mais longa, mais injusta e mais mortal”, afirmou.
“Precisamos que os líderes tomem essas decisões difíceis sobre a distribuição com base em equidade, e não fatores de mercado”, disse.
Com centenas de projetos de vacina encaminhados, os governos europeus e dos Estados Unidos investiram bilhões de dólares em pesquisas, há a preocupação que os países ricos iriam levar todas as drogas promissoras contra o coronavírus e deixar os países em desenvolvimento sem nada.
A Comissão Europeia e a Organização Mundial da Saúde (OMS) avisaram que pode haver uma competição não saudável na busca por um medicamento.
Autoridades do governo dos EUA, no entanto, já afirmaram que vão priorizar residentes do país.
Gates disse que os esforços começaram há décadas, para combater a crise de HIV/Aids, quando os países se juntaram para que os remédios que combatem esse vírus e essa doença estivessem disponíveis em todo o mundo. Isso, de acordo com ele, pode servir como modelo para tornar os remédios contra Covid-19 mais acessíveis.
Os exemplo são o Fundo Global para Combater a Aids, Tuberculose e Malária, de 2002, e o Plano Emergencial de Alívio para a Aids.
“Uma das grandes lições na luta contra o HIV e a Aids é a importância de construir esse sistema global de distribuição para que as drogas cheguem a todos”, ele afirmou.
Gates é o fundador da Microsoft.
Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui