Vacinação contra a raiva é antecipada no Amazonas e segue até dia 31 de julho

Foto: Divulgação/FVS-RCP

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) alerta os tutores de cães e gatos sobre a antecipação da campanha de vacinação antirrábica no Amazonas, que ocorrerá até 31 de julho. A imunização é direcionada a animais com mais de três meses de idade e que estejam saudáveis.


A antecipação faz parte da estratégia para intensificar as ações relacionadas à estiagem, conforme explica a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim. “Com a previsão de mais uma estiagem severa, a FVS-RCP orientou as secretarias municipais de saúde para realizarem as campanhas ainda no primeiro semestre de 2024, garantindo a imunização dos animais que também sofrem com a mudança climática”, afirmou.

Elder Figueira, responsável pela Vigilância Ambiental, destacou que é a primeira vez que a campanha estadual tem duração de seis meses, de fevereiro a julho. “Em decorrência do processo de contratação de vacinadores no primeiro semestre, Manaus seguirá o cronograma a partir de setembro. Os demais municípios estão concluindo a campanha”, explicou.

Deugles Cardoso, gerente de zoonoses da Vigilância Ambiental da FVS-RCP, ressaltou que a FVS-RCP não apenas distribuiu as vacinas, mas também forneceu os insumos necessários, como seringas e agulhas, para garantir que os municípios estejam bem equipados. “Essa colaboração entre o Estado e os municípios é necessária para alcançar uma cobertura vacinal ampla e eficaz, prevenindo surtos da doença e protegendo tanto os animais quanto a população humana”, avaliou.

Seis cidades do Amazonas já encerraram as campanhas de vacinação, atingindo suas metas, e outras 55 estão finalizando. A FVS-RCP destaca que, devido à proposta do Ministério da Saúde de solicitar à Organização Mundial de Saúde (OMS) a validação da eliminação das variantes V01 e V02 do vírus da raiva, transmitidas por cães e gatos, comprometeu-se a realizar a campanha em seis meses (fevereiro a julho). A campanha será reduzida em 30 dias a cada ano, até atingir 90 dias (fevereiro a abril) em 2027, para atender às demandas considerando as características geográficas do estado.

Orientações para os tutores de cães e gatos:

• Preparação do Ambiente: Escolha um local calmo e livre de distrações para a vacinação, garantindo que o espaço seja seguro para os animais e as pessoas envolvidas.
• Transporte Seguro: Certifique-se de que os cães estejam com coleiras e, se necessário, com focinheiras. Os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas para evitar fugas e acidentes.
• Condução dos Animais: Os animais devem ser conduzidos por um adulto responsável, assegurando a segurança de todos durante o processo.
• Avaliação do Animal: Antes da vacinação, verifique se o animal está saudável. Animais doentes, com febre, diarreia ou outras enfermidades, além de fêmeas gestantes ou que estejam amamentando, não devem receber a vacina.
• Monitoramento: Após a vacinação, observe o animal por um tempo para garantir que não haja reações adversas.
A vacina antirrábica animal é segura, não causa reações adversas e não leva o animal a óbito.

Artigo anteriorPrograma Voa Brasil deve ser lançado na semana que vem só para aposentados
Próximo artigoA Idade dos Governantes – por Gaudêncio Torquato

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui