Vacinação contra a Influenza deve alcançar 1 milhão de pessoas no Amazonas

Campanha para todas as idades/Foto: Arquivo
Campanha para todas as idades/Foto: Arquivo
Campanha para todas as idades/Foto: Arquivo

A Campanha de Vacinação contra a Influenza, terá início no Amazonas, no dia 22 deste mês e se estenderá até 9 de maio, acompanhando o calendário do Programa Nacional de Imunizações, segundo fontes da SUSAM.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, a estimativa é de que, no Amazonas, a população-alvo da campanha, formada por grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, fique em torno de 928 mil pessoas, entre adultos e crianças.


“A meta é imunizar ao menos 80% do público-alvo. No primeiro sábado após o início da campanha, dia 26, o Estado participará do Dia Nacional de Mobilização contra a Influenza, com as secretarias municipais de saúde, disponibilizando uma ampla estrutura de atendimento para imunizar o maior número de pessoas possível, dentro dos grupos prioritários”, detalhou Wilson Alecrim.

Como em 2013, a Campanha de Vacinação contra a Influenza será voltada para idosos a partir de 60 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, grupos portadores de doenças crônicas, trabalhadores da saúde e crianças na faixa etária de seis meses a menores de 5 anos. “Uma novidade da campanha deste ano é a ampliação da faixa etária infantil. No ano passado, vacinamos apenas as crianças de 6 meses a menores de 2 anos. As crianças que estiverem recebendo a imunização contra a gripe pela primeira vez, deverão receber duas doses da vacina, com intervalo de 30 dias”, disse a gerente do Programa Estadual de Imunizações, Izabel Nascimento.

As doses de vacina para a realização da campanha devem começar a ser enviadas ao Estado pelo Ministério da Saúde a partir do próximo dia 15. A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), vinculada à Susam, está fechando a programação para a capacitação das equipes que atuarão na campanha, em todo o Estado. “Em breve anunciaremos a data da videoconferência que realizaremos para reforçar junto aos técnicos da área de imunização das secretarias municipais, o conteúdo da nota técnica distribuída pelo Ministério da Saúde, com os detalhes da campanha”, frisou o diretor-presidente da FVS, Bernardino Albuquerque.

Artigo anterior50 mil atendimentos realizados pelo barco PAI, em Envira, em apenas 14 dias
Próximo artigoManaus é a primeira a receber o evento Agenda Brasil Copa-2014

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui