Vacinação contra sarampo e HPV será intensificada nas UBSs

Foto:ALex Pazuello/SEMCOM

A partir do próximo sábado, 14/3, a Prefeitura de Manaus dará início a uma grande mobilização contra o sarampo, com a intensificação da vacina em 40 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que estarão abertas para receber a população. Como parte da campanha “Março Lilás”, também será reforçada a imunização de crianças e jovens contra o HPV, o Papiloma vírus humano, principal causador do câncer de colo uterino – o primeiro mais recorrente entre as mulheres do Amazonas.


“Temos enfrentado o surgimento e a recorrência de várias doenças na capital e tenho sempre massificado junto à população que essa é uma batalha que precisamos lutar juntos: a Prefeitura de Manaus com ações estratégicas de combate e controle e a população adotando as medidas de prevenção. Por isso, deixo aqui o meu pedido para que todos compareçam aos postos de vacinação e atendam ao chamado da nossa equipe de saúde”, conclama o prefeito Arthur Virgílio Neto.

A intensificação vacinal é uma das principais medidas adotadas pelo município depois da confirmação de quatro novos casos de sarampo registrados na capital amazonense entre janeiro e fevereiro deste ano.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, todas as medidas de controle, monitoramento e bloqueio vacinal foram feitas no momento da notificação de cada caso, reduzindo riscos de transmissão.

Conforme a Semsa, dos quatro casos confirmados, três estão na faixa etária de 15 a 26 anos e um em uma criança de oito meses de idade, todos do sexo masculino. O paciente de 15 anos é considerado como caso “importado”, já que retornou de viagem da Europa apresentando os sintomas da doença, por isso, é de fundamental importância procurar a imunização e completar o esquema vacinal.

O secretário da Semsa, alerta que com a circulação do novo coronavírus no país é ainda mais importante que as pessoas procurem a imunização contra o sarampo, evitando o risco de infecção combinada das duas doenças.

Os quatro novos casos de sarampo foram notificados nos bairros Monte das Oliveiras (zona Norte), Distrito Industrial 2 (zona Leste), Nova Esperança (zona Oeste) e Presidente Vargas (zona Sul), o que aponta que a circulação atual do vírus do sarampo ocorre de forma dispersa no município e a Semsa prepara intervenções nas áreas do entorno do registro de cada caso.

Intensificação

A Semsa mantém o esquema vacinal com uma dose extra da vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) para crianças aos seis meses de idade, seguindo com o esquema de rotina preconizado pelo Ministério da Saúde com uma dose aos 12 meses de idade, com intervalo mínimo de 30 dias da dose extra, e complementação com a segunda dose a ser realizada com a vacina tetra viral aos 15 meses. “As vacinas estão disponíveis de forma gratuita, em 183 salas de vacina em Manaus. Pessoas até 29 anos sem vacinação devem receber duas doses. Para adultos de 30 a 49 anos sem vacinação, a recomendação é dose única”, informa Marinélia.

Artigo anteriorPolícia prende homem com barras de ouro avaliadas em R$ 250 mil, no Tarumã
Próximo artigoSaneamento 4.0, Inovação e Universalização – por André Telles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui