Vale a pena investir em imóveis de leilão para ganhar dinheiro?

Saiba como avaliar quando vale a pena comprar um imóvel em leilão para investimento/Foto: Divulgação

Na busca pelo sonho de ter a casa própria ou conseguir bons investimentos em imóveis. Os leilões estão se tornando cada vez mais populares entre os brasileiros. Através deles, é possível encontrar ofertas que chegam até 50% de desconto.


Os imóveis em leilão são geralmente a garantia de alguma dívida que não foi honrada, como de um financiamento ou consórcio. A empresa que está com o débito pode colocar o bem para a venda em leilão, garantindo o recebimento de, ao menos, parte dessa dívida. Assim, é muito comum encontrar opções seguras de leilões judiciais, como leilão Santander, leilão Bradesco e outros.

Muitas pessoas se perguntam se vale a pena realmente investir em leilões de imóveis. Para responder a isso, separamos algumas informações fundamentais para quem tem interesse em fazer uma dessas aquisições.

Leilão de imóveis são seguros?

Os leilões são excelentes oportunidades para adquirir bens com preços bem abaixo do mercado por terem preços tão econômicos. Muitas pessoas ficam com um pé atrás, achando que por esse valor seria impossível conseguir um imóvel. Ainda mais um que ofereça retorno para uma possível revenda ou para aluguéis.

No entanto, toda essa transação é bastante segura. Pois toda a tramitação é feita com valores pagos em juízos, assim todo o processo – do envio do imóvel para o leilão até a desocupação do antigo dono – é feito sob a orientação jurídica dos órgãos competentes.

Dessa forma, quem adquire um imóvel – ou qualquer outro bem a partir de uma empresa de leilões de confiança –, terá toda a assistência para receber em mãos o bem adquirido.

Como escolher a melhor empresa de leilão?

Assim como acontece em outros segmentos de negócios, é importante escolher bem qual é a melhor empresa para oferecer este serviço. O primeiro passo é verificar o conhecimento jurídico. Toda empresa de imóveis deverá ter esse conhecimento, orientando os clientes sobre a qualidade do imóvel, sobre as leis de desocupação, entre outras características que devem ser ditas para não trazer quaisquer ônus ao comprador.

Além disso, você também pode procurar um consultor jurídico ou alguém que tenha conhecimento do mercado imobiliário, podendo deixar todas essas transações mais transparentes para uma aquisição mais segura.

Vale a pena?

Antes de tudo, é importante saber qual seria o valor real do imóvel – se ele não estivesse para leilão –, e quais são os valores que deverão ser pagos para acertar toda a documentação. Assim, você poderá calcular quanto será possível cobrar pelo imóvel ou aluguel futuramente.

Artigo anteriorPolícia intensifica policiamento no Monte Horebe
Próximo artigoCatedral de Humaitá é reconhecida como patrimônio de interesse cultural e turístico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui