
Após ameaças de greve e para garantir um reajuste salarial para os trabalhadores do setor, a passagem de ônibus vai aumentar em Manaus. A partir deste domingo (21), a tarifa sairá de R$ 3,80 para R$ 4,50.
O aumento acontece em período de negociações entre o Sindicato Transportes Rodoviários de Manaus (STTRM) e o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), que gerencia o transporte público de Manaus. Com o aumento no valor da passagem, os trabalhadores do transporte público também terão um aumento salarial.
Uma paralisação estava marcada para a última quarta-feira (17). No entanto, a greve foi cancelada após negociações entre a Prefeitura de Manaus e os sindicatos.
O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou o aumento da passagem nesta sexta-feira (19). Ele garantiu que este será o único reajuste no valor do serviço durante sua gestão.
O prefeito afirmou, ainda, que a gratuidade para estudantes das escolas públicas de Manaus está mantida, ou seja, os alunos não vão pagar pela passagem de ônibus. Os estudantes têm direito ao Passe Livre Estudantil desde um acordo firmado entre a prefeitura e o governo do Estado, que passou a subsidiar o pagamento.