Vamos ajudar a proteger o Sauim de Manaus, diz bióloga

Sauim de Manaus precisa de áreas demarcadas/Foto: Arquivo
Sauim de Manaus precisa de áreas demarcadas/Foto: Arquivo
Sauim de Manaus precisa de áreas demarcadas/Foto: Arquivo

O Sauim de Manaus ou Sauim de Coleira é uma espécie endêmica da região de Manaus e das cidades próximas à capital amazonense, como os municípios de Rio Preto da Eva, Itacoatiara e já foi visto, também, em Presidente Figueiredo.

Apesar de ser tão especial, é um dos primeiros animais ameaçados de extinção, principalmente, na zona urbana de Manaus, onde ainda vivem em fragmentos florestais cada vez menores e são atropelados nas estradas e ruas que cortam seu pequeno habitat.


Com essa preocupação, a APA Municipal UFAM-ACARIQUARA, criada em 2012, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Conjunto Acariquara, Manaustur, Movimento Educar para a Cidadania, Condomínio Eliza Miranda, Parque Lagoa do Japiim e a Ulbra estão se reunindo em um grande esforço para demarcar áreas onde os macaquinhos fazem a travessia, para que sejam sinalizadas e, também, para que a população possa prestar mais atenção e colaborar com preservação da espécie.

Para se ter uma ideia, na APA Ufam-Acariquara, existem apenas 140 indivíduos identificados. E, destes, pelo menos 10 morrem atropelados por ano.

A intenção do grupo é colocar pelo menos 50 placas no Tarumã, quatro dentro do próprio Acariquara e muitas outras ao redor da cidade, em pontos que ainda estão sendo mapeados por cientistas do Inpa.

Precisamos de patrocínio para realizar essa iniciativa. Para confecção das placas, para os postes, mão de obra para instalação, etc. Empresas que ajudarem terão sua logomarca nas placas.(Bióloga Érika Schloemp/IMPA)

Artigo anteriorMeia Maratona do Amazonas terá participação de 16 Estados
Próximo artigo‘Scott do Prensado’ e adolescente são flagrados com droga, em Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui