

Será inaugurada amanhã, quinta-feira (04), a nova sede da Vara do Trabalho do município de Presidente Figueiredo, às 10h, localizada na rua Manaus, no Centro da cidade, ocasião, em que, também, será realizada a cerimônia de implantação do Processo Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT), ferramenta que tem como objetivo agilizar a tramitação dos processos e eliminar o uso do papel.
A solenidade contará com a presença do presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (Amazonas e Roraima), desembargador David Alves de Mello Júnior, e também da juíza titular da VT de Presidente Figueiredo, Joicilene Jerônimo Portela.
O PJe-JT vem sendo implantado em todas as varas trabalhistas do país e permite aos magistrados, servidores, advogados e demais participantes da relação processual a prática de todos os atos diretamente no sistema, assim como o acompanhamento do processo durante todas as fases, via internet, agilizando a tramitação e reduzindo gastos.
Com a implantação do Pje-JT na VT de Presidente Figueiredo, o TRT da 11ª Região passa a operar em sua totalidade com o sistema eletrônico. Em 2013, a ferramenta foi instalada em todas as Varas do Trabalho de Manaus e de Boa Vista, e também nos órgãos de segunda instância. E em 2014, passaram a utilizar a ferramenta as Varas do interior do Amazonas nos municípios de Parintins, Itacoatiara, Eirunepé, Tefé, Manacapuru, Tabatinga, Lábrea, Coari e Humaitá.
Além de atender a população de Presidente Figueiredo, a Vara do Trabalho do município também recebe reclamações trabalhistas das cidades de Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira, que não possuem sede de Vara Trabalhista. Ao todo, a VT recebeu em 2013 mais de 520 processos e esse ano o número já chega a 1.127.
Nova sede
A nova sede da Vara do Trabalho do município de Presidente Figueiredo oferecerá mais conforto aos servidores e a população local. O prédio possui uma área total de 692m2 e contará com uma sala de audiência, uma sala de conciliação, duas salas para a secretaria, uma recepção para a tomada de reclamações, além de um gabinete, duas garagens e um auditório para 70 pessoas. O novo espaço fica localizado na rua Manaus, lote 17B, no centro da cidade. O terreno possui uma área total de 878m2 e conta ainda com um grupo gerador.