Veja como fazer um artigo de opinião

Foto: Divulgação

É fácil escrever um artigo de opinião? Sim! Como todos os gêneros textuais, para escrever artigos de opinião também há regras, mas isso não significa que ele seja difícil de montar. Neste post, você verá quais são as características de um texto de opinião e saberá definitivamente quais são os principais critérios para produzir um artigo coeso, coerente em conformidade com o que o leitor espera desse tipo de texto.

Os artigos de opinião são textos opinativos, ou seja: neles, o autor se dispõe a expor sua opinião pessoal sobre assuntos ou temas atuais. Você provavelmente está acostumado a ver esse tipo de artigo em jornais, revistas e blogs. Geralmente, são abordados tópicos referentes a acontecimentos recentes, como situações políticas, datas comemorativas e até mesmo eventos em uma determinada cidade. A publicidade também serve de artigo de opinião para divulgar e vender produtos.

Além de informar ao leitor o que se passou e de dar o seu parecer, o autor tem o objetivo de convencer aquele que está lendo de que essa opinião emitida é a correta. Para isso, ele usa num artigo argumentativo algumas estratégias textuais que tornam evidente a sensatez e a validade de suas colocações. Vamos ver como isso acontece na prática?

Foto: Divulgação

O que todo artigo de opinião deve ter

Para começar, a respeito da estrutura do artigo de opinião, jamais esqueça que um artigo de opinião deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução, você deve iniciar com a apresentação do que aconteceu, quando, onde e com quem. Dê os detalhes mais importantes, tomando cuidado para que a descrição não fique enfadonha.

No desenvolvimento, é o momento de expor a sua opinião. Para isso, recorra a uma argumentação plausível, cite outros autores, outros pontos de vista, sempre mostrando como a sua interpretação prevalece sobre a dos demais.

Entretanto, esteja atento: um compromisso que todo autor deve ter é o de usar argumentos verdadeiros. Sempre considere que o seu leitor poderá checar os dados que você citou, e, se você tiver utilizado informações falsas, sua reputação ficará abalada e suas opiniões provavelmente serão desconsideradas nos seus próximos artigos de opinião. Seja muito criterioso!

Para finalizar, não esqueça da conclusão. Nela, você irá recapitular a situação que foi exposta na introdução e os argumentos contidos no desenvolvimento, tomando cuidado para que não haja “pontas soltas”: os argumentos precisam ser bem “amarrados” para que o leitor não tenha a impressão de que sua opinião foi emitida com pouca criticidade. Demonstra bom senso sempre.

Você pode encontrar variados modelos, isto é, exemplos de textos de opinião, em diversos sites da internet, visto que esse tipo de texto é muito utilizado em vestibulares.

Foto: Divulgação

Como escrever artigos cada vez melhores

Existem algumas habilidades que podem fazer com que seus artigos sejam cada vez mais interessantes para o seu leitor. Isso significa que você pode desenvolver dia a dia as competências necessárias para aprimorar seus processos de pensamento e de linguagem escrita. A maior vantagem disso é que suas palavras terão, gradativamente, o poder de informar e influenciar mais pessoas, que são características de valor inestimável nos dias de hoje.

Vivemos em uma época em que tudo é debatido o tempo todo nas redes sociais e nos meios tradicionais de comunicação de massa, como televisão e jornais. A maioria esmagadora da população tem acesso à internet e pode se manifestar como quiser; porém, são raros aqueles que de fato investem em uma argumentação embasada e verossímil.

Para ter voz em uma sociedade como essa, é preciso cultivar a capacidade de pesquisar antes de produzir um texto de opinião, por exemplo. Previamente à escrita de um artigo, o autor precisa saber como outros autores vêem o mesmo assunto; por isso, as habilidades de pesquisa devem ser aprimoradas. Depois de uma boa pesquisa, você sempre terá pontos de vista melhores do que antes de tê-las realizado.

A habilidade de persuadir também pode ser exercitada. Se cada parágrafo, se eu tiver uma evidência derivada das suas pesquisas, seu artigo ficará impecável e muito mais poderoso para conquistar uma audiência maior. Da mesma forma, desenvolver a habilidade lógica fará com que você aprenda a perceber falhas nos argumentos daqueles que pensam diferente de você, aumentando as chances de a sua perspectiva ser considerada notável.

Não há como escapar: para escrever artigos de opinião que sejam relevantes em uma esfera comunitária, e até mesmo global, é necessário se dedicar a ver o mundo por uma perspectiva mais ampla. Só assim você terá condições de apresentar sua opinião e tê-la reconhecida pela validade e razoabilidade de suas afirmações.

Lembre-se sempre de que para escrever bem é preciso, antes de tudo, pensar claramente! Essa dica fará com que os seus textos argumentativos ultrapassem barreiras e sejam valiosos para mais e mais pessoas, transformando você em um formador de opinião.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui