Venezuela aumenta preço da gasolina na fronteira e sobe impostos

Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro/Foto: Divulgação

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou um aumento nos preços dos combustíveis em 41 municípios na fronteira com a Colômbia, a partir da próxima terça-feira (4), no que disse ser uma tentativa de desencorajar o contrabando.


“Vou deixar mais cara a gasolina na fronteira colombiana. Já nos roubaram o suficiente”, afirmou Maduro em um post nas redes sociais. Não foi informado o valor exato do aumento.

Maduro já havia sinalizado que implementaria a medida, como parte de um pacote econômico que incluiu o corte de cinco zeros da moeda local, que passou a ter seu valor atrelado a uma criptomoeda estatal ligada ao preço do petróleo.

Os preços dos combustíveis são um tema sensível no país. Em 1989, durante o governo de Carlos Andrés Pérez, um aumento, acoplado a medidas de austeridade e privatizações, resultou em uma revolta popular conhecida como Caracazo.

Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro/Foto: Divulgação

Maduro disse que, nos próximos dias, anunciará detalhes de um novo esquema de preços para hidrocarbonetos e um subsídio direto a venezuelanos portadores do cartão nacional, uma identidade que dá ao portador acesso a programas sociais.

O ministro da Fazenda, José David Cabello, anunciou um aumento no Imposto de Valor
Agregado (IVA), de 12% para 16%. Estão isentos itens como alimentos e remédios, em falta no país. O imposto sobre transações financeiras sobe de 0,75% para 1%.

“[O aumento] Se dirige aos grandes contribuintes especiais, um universo de aproximadamente 140 mil empresas, pessoas jurídicas, que geram riqueza acima da média”, afirmou Cabello. Segundo ele, os ajustes “favorecerão os mais despossuídos, o povo”.

Fonte: Notícias ao Minuto

Artigo anteriorTCE determina que Amazonino explique obras de revitalização
Próximo artigoFacebook bloqueia Funai por imagem de índias com seios nus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui