Amazonas Cultura

Verão na Praça retorna neste domingo trazendo arte e lazer para todas as idades

Foto: Bruno Zanardo
Escrito por Redação II

O Largo de São Sebastião e o Parque Rio Negro vão respirar cultura novamente neste final de semana, com mais uma edição do projeto Verão na Praça. Com início a partir das 17h30, o projeto, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, traz shows musicais, espetáculos de dança e teatro e brincadeiras para a criançada!

“A proposta do Verão na Praça é enriquecer a lista de opções culturais para o público em geral, e em especial para crianças e seus pais, que aproveitam o período das férias escolares. Com a programação oferecida pelo projeto, o público pode ter acesso a uma ampla gama de atrações em segmentos como Música, Artes Visuais, Literatura, Arte Circense e Cultura Popular”, destaca Robério Braga, secretário estadual de Cultura.

Foto: Bruno Zanardo

Largo de São Sebastião

No Largo de São Sebastião, a programação começa na Lira do Teatro Amazonas, com os espetáculos teatrais Édipo Rei e Aika e as Águas de Lakar, feitos pelos alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, às 17h30. No mesmo local, às 19h, a Escola de Capoeira Matumbé faz uma demonstração de cultura popular com uma roda de capoeira.

No entorno do Monumento à Abertura dos Portos, o público poderá assistir, também às 17h30, ao espetáculo circense Os Sombras. O cartunista Romahs Mascarenhas também estará no local mostrando seus traços, e às 18h30, o Palhaço Maluco faz a alegria do respeitável público.

A área próxima à Banca do Largo recebe, das 17h30 até as 18h30, o saxofonista Dom Carioca, e a partir das 18h30, os alunos de Dança do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro apresentam as coreografias Dançando Carimbó, O Iluminar e Córtex.

Foto: Bruno Zanardo

Em frente à Casa das Artes, o programa Mania de Ler monta a sua Estação da Leitura, com a Biblioteca Volante e o Banco do Livro, para os amantes da leitura em todas as faixas etárias. E para a garotada, a extensão da rua José Clemente é espaço certo. Além das tradicionais brincadeiras infantis, como perna-de-pau, macaca e pula-corda, o Grupo Alecrim Nativo coordena atividades lúdicas para as crianças, no horário das 18h às 20h.

E, para fechar a programação do Largo, o Teatro Amazonas, palco-símbolo da capital amazonense, recebe um concerto especial com a Orquestra de Violões do Amazonas, sob a regência e direção musical do maestro Davi Nunes. A apresentação é gratuita, e inicia às 19h em ponto.

Parque Rio Negro
E enquanto a programação no Largo de São Sebastião acontece, quem mora nas redondezas do bairro São Raimundo pode ter destino certo: o Parque Rio Negro, às margens do rio de mesmo nome. No parque, o Verão na Praça acontece em toda a sua extensão, da área dos gazebos, na entrada, até o fim do complexo.

Biblioteca Volante/Foto: Sec

Próximo aos gazebos, o programa começa com o seresteiro Manoel Passos a partir das 17h30, e em seguida, das 18h30 em diante, o humorista Arnaldo Barreto faz o seu show Michael para os Vivos. Na Praça dos Ventos, no mesmo horário, o palhaço Gororoba e sua trupe e o palhaço Picolé aprontam das suas, divertindo o público presente.

E na Praça das Águas, junto com as brincadeiras tradicionais, o grupo Bananas de Pijama promovem atividades lúdicas para as crianças, a partir das 18h. Na área dos mirantes, o ilustrador e cartunista Al Ramon mostra seus traços, e na Praça do Sol, o sanfoneiro Elson Garcia, a partir das 18h30, e o cantor Zezinho Corrêa, ás 19h30, embalam o público com suas canções.

O público também poderá visitar, na área da guarita de entrada do Parque, a Estação da Leitura do programa Mania de Ler, com a Biblioteca Volante e o Banco do Livro.
A agenda do Projeto Verão na Praça segue até o mês de outubro, com uma vasta programação de apresentações a céu aberto e atividades ao ar livre, sempre gratuitas, além de espetáculos de qualidade no Teatro Amazonas.

VERÃO NA PRAÇA | DOMINGO, 13 DE AGOSTO

Largo de São Sebastião

Lira do Teatro Amazonas (escadarias)
17h30 às 18h25/Espetáculos teatrais Édipo Rei e Aika e as Águas de Lakar, com os alunos do Liceu Claudio Santoro.
19h às 20h30/Cultura popular com a Escola de Capoeira Matumbé

Entorno do Monumento à Abertura dos Portos
17h30 às 19h/Espetáculo circense Os Sombras
17h30 às 19h/Desenhista Romahs Mascarenhas
18h30 às 20h/Palhaço Maluco

Banca do Largo
17h30 às 18h30/Saxofone com Dom Carioca
18h50 às 19h20/Coreografias Dançando Carimbó, O Iluminar e Córtex com os alunos do Liceu Claudio Santoro.

Extensão da José Clemente
17h30 às 19h30/Atividades lúdicas com o Grupo Alecrim Nativo
17h30 às 20h/Brincadeiras infantis – Perna-de-pau, macaca, pula-corda, elástico e pebolim

Frente da Casa das Artes
17h30 às 20h30/Programa Mania de Ler – Estação da Leitura, Biblioteca Volante e Banco do Livro

Teatro Amazonas
19h/Concerto com a Orquestra de Violões do Amazonas (OVAM)

Parque Rio Negro

Área dos Gazebos – Entrada
17h30 às 18h30/Seresteiro Manoel Passos
18h30 às 19h30/Arnaldo Barreto com o show Michael para os vivos

Proximidades da Guarita de Entrada
17h30 às 20h30/Programa Mania de Ler – Estação da Leitura, Biblioteca Volante e Banco do Livro

Praça dos Ventos
17h30 às 18h30/Palhaço Gororoba e sua trupe
18h30 às 19h30/Palhaço Picolé

Praça das Águas
18h às 20h/Atividades lúdicas com os Bananas de Pijama
17h30 às 20h/Brincadeiras infantis – Perna de pau, Macaca, Pula Corda, Elástico e Pebolim

Mirantes
17h30 às 19h30/Cartunista Al Ramon

Praça do Sol
18h30 às 19h30/Sanfoneiro Elson Garcia
19h30 às 20h30/Voz e violão com Zezinho Correa

Comentários

comentários

Deixe seu comentário