

A publicação do Decreto, que institui a nova Tarifa Social dá água, assinado pelo prefeito e o então governador do estado Omar Aziz (PSD), foi comemorado hoje, pelo vereador Waldemir José (PT).
De acordo com o vereador, a Tarifa Social, criada durante o Governo do ex-presidente Lula como item da Lei de Saneamento Básico, é uma redução para usuários de baixa renda, podendo representar até 40% de economia no valor das tarifas de água e esgoto para essas famílias da cidade de Manaus.
Ele lembrou, ainda, que, desde o início de seu mandato vem travando lutas pela implantação de benefícios, como é o caso da criação da Comissão Especial para tratar do tema e dos 5 requerimentos solicitando Audiência Pública para debater a Tarifa Social e também a implantação e gestão do Programa Águas para Manaus – Proama.
Mas, para Waldemir, o que justifica sua luta é a situação econômica e a saúde das famílias de baixa renda da cidade. “Existem 127 mil famílias que necessitam da Tarifa Social, mas apenas 5 famílias haviam sido beneficiadas. Se o abastecimento de água for suspenso para essas pessoas, levará a prática de ligações clandestinas o que pode acarretar danos à saúde e despesas para o Poder Público”, reafirmou o petista.