
O vereador do município Manacapuru (a 69 quilômetros de Manaus), José da Silva Gerônimo (Zezinho Gerônimo – PSB) pode perder o mandato parlamentar após ser acusado de falsificar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio, entregue à Câmara de Vereadores da cidade.
No dia 5 desse mês, o vereador Antônio Marcelino de Barros (Toinho – PRB) deu entrada a um requerimento na Secretaria de Estado da Educação (Seduc), solicitando a apuração técnica da eventual fraude documental. Um laudo pericial técnico emitido pela Gerência de Documentação e Auditoria Escolar da Seduc revelou que o documento escolar em questão era falso e foi possivelmente forjado de forma irregular.
O secretário de educação, Rossieli Soares, confirmou a falsificação do documento e disse que o caso foi informado ao interessado. “Sim, houve fraude e informamos o interessado”, confirmou Soares.
No laudo apresentado pela Gerência de Documentação, indicava que o vereador teria concluído o ensino médio na Escola Estadual Desembargador André Vidal de Araújo, localizada na avenida Timbiras, bairro Nova Cidade, em Manaus, no ano de 1995. No entanto, o laudo técnico aponta que não consta nas Atas de Resultados Finais o nome de José da Silva Gerônimo como tendo concluído o ensino médio em 1995 na referida escola, caracterizando a irregularidade do documento apresentado como oficial.
Vereadores do município pretendem ingressar com um requerimento solicitando a interrupção imediata do mandato do vereador Zezinho Gerônimo, por este ter cometido ato ilícito tipificado pela fraude documental, o que destoa do perfil esperado de um parlamentar pela sociedade que ele representa.
O presidente municipal do PSB, Jânio Leite não quis se pronunciar sobre o assunto, alegando que o mesmo está sendo analisado pela direção estadual. No entanto, Leite disse que o denunciante não tem moral para fazer a denúncia, uma vez que está irregular na Câmara de Manacapuru. “O vereador que está fazendo a denúncia não tem moral para fazê-la, pois ele está irregular”, disse.
Leite acredita que a situação não passa de uma questão política. “A situação do vereador é tranquila. Isso é uma perseguição política”, justificou.
Nova Mesa Diretora
Na última segunda-feira (19), 10 dos 15 vereadores escolheram a nova mesa diretora da Câmara Municipal de Manacapuru. Os vereadores escolheram o parlamentar mais antigo da Casa, Francisco Bezerra (PSL) para a presidência, tendo como 1º vice-presidente o vereador Zalém Sabóia (PSC) e 2º vice-presidente o vereador Natanael Nogueira (PSC). Sendo a secretária-geral a vereadora Maria Izabel (PC do B). O 1º secretário ficou o vereador Robson Nogueira (PSB) e 2º secretário o vereador Zezinho Gerônimo (PSB), este último acusado de fraude em documentação de conclusão do ensino médio.
Fonte: EMTEMPO