Vereador quer melhores condições para o transporte de pessoas com deficiência

Vereador Luis Mitoso(PSD)/Foto: Tiago Correa

Vereador Luis Mitoso(PSD)/Foto: Tiago Correa
Vereador Luis Mitoso(PSD)/Foto: Tiago Correa

Quem tem ou possui algum tipo de deficiência acaba enfrentando no dia a dia algumas dificuldades: calçadas inapropriadas, desrespeito nas filas de bancos entre outros, pegar um ônibus pode se tornar um tormento. Mas, algumas melhorias podem proporcionar aos deficientes uma melhor locomoção na cidade, e veículos adaptados como táxis podem ser a alternativa para quem precisa de atendimento diferenciado.

Para o vereador Luis Mitoso (PSD), a iniciativa de proporcionar um número mínimo de veículos para atender esta parcela da população pode causar um resultado positivo na economia, além de ser uma medida a mais na inclusão dessas pessoas na sociedade. “Acredito que com essa medida poderemos oferecer aos deficientes melhores condições de acessibilidade em nossa cidade. Acessibilidade para os deficientes não é apenas garantia de acesso a órgãos públicos ou a serviços públicos e privados. Implica, também, em infraestrutura para um deslocamento adequado e seguro, inclusive na área do transporte”.

“Táxis adaptados são uma alternativa essencial. Os deficientes terão mais facilidade, segurança e conforto para deslocar-se pela cidade, ir a diferentes locais e até mesmo conhecer pontos turísticos, outrora nunca visitados por eles, proporcionar isso é o mínimo que se pode oferecer para elas”, enfatizou.

Outra condição tratada pelo parlamentar é a capacitação dos profissionais que deverão realizar o transporte adaptado, os quais devem que estar aptos para atender esta parcela da população. “Para disponibilizar melhorias efetivas para estas pessoas não basta criar uma lei, é necessário capacitar esses profissionais”, ressaltou.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) de 2010, o Amazonas ocupa a 16ª posição no ranking nacional de pessoas com deficiência, e Manaus é a quinta colocada com 461.414 pessoas com algum tipo de deficiência. Em Manaus, alguns ônibus disponibilizam do sistema de elevação para cadeirantes, e as novas plataformas já possuem rampas de acesso aos veículos.

Recentemente, Mitoso foi atendido pela Superintendência de Transportes Urbanos (SMTU), a qual informou que a solicitação encaminhada pelo vereador, para instalação do piso tátil  e sinalização em braile em terminais de integração de Manaus, será implementada pelo órgão.

A Constituição Federal reconhece esse e outros direitos à pessoa com deficiência. No artigo 227, parágrafo 2º, dispõe sobre a padronização na construção de logradouros, edifícios de uso público, bem como a fabricação de veículos de transporte coletivo para garantir acesso adequado e apropriado para a pessoa com deficiência. Este é o principal instrumento jurídico de defesa destas pessoas para que os seus direitos sejam garantidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui