Vereador sugere a criação de Delegacia Especializada contra Crimes Cibernéticos, no AM

Vereador Luis Mitoso(PSD)/Foto:

Vereador Luis Mitoso(PSD)/Foto:
Vereador Luis Mitoso(PSD)/Foto: Tiago Correa

Por iniciativa do vereador Luis Mitoso (PSD), foi encaminhada ao governador José Melo, sugestão para a criação de uma delegacia especializada, acompanhando a modernização e atualização da segurança, contra nos crimes virtuais.

Mitoso cita alguns Estados onde a delegacia já existe: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, dentre outros.


O vereador encaminhou a sugestão, através do Requerimento nº3765/2014, protocolado, na manhã de hoje, segunda feira (15), na CMM (Câmara Municipal de Manaus).

Segundo o vereador Mitoso (PSD), Manaus precisa ter uma delegacia que trate de crimes cibernéticos, devido à sua potencialidade econômica e tamanho de sua urbe.  ‘Precisamos de uma delegacia especializada devido à importância econômica em nossa cidade, sendo cada vez mais comuns os crimes pela internet. É preciso formar uma equipe com pessoas capacitadas que saibam monitorar e agilizar a resposta a crimes diversos como os golpes virtuais, a pornografia infantil, tráfico de drogas via web, além da venda ilegal de armas”, disse.

Nos últimos anos, diversas empresas brasileiras foram alvo de crackers (pessoas com alto conhecimento em informática e que atuam cometendo crimes virtuais), no qual invadiram o sistema de informação delas e obtiveram acesso a seus dados, causando assim danos financeiros e fazendo com que estas reestruturem seu sistema de informação.

Dentre os crimes virtuais mais comuns praticados são: espionagem (obtenção de informações sem autorização); violação de autorização (quando há o uso de informações para finalidades desconhecidas);  falsificação por computador (quando há a modificação dos dados); vazamento (favorecimento de informação); sabotagem computacional (neste caso os dados são alterados com o intuito de alterar o funcionamento da máquina); recusa de serviço (quando o usuário não tem acesso as suas informações requisitadas) e moral (quando há atos como: racismo, xenofobia, humilhação, repreensão, dentre outros que difamem e causem desconforto a outros).

Artigo anteriorCerca de 1.400 quilos de pescado ilegal, aprendidos em embarcações na Panair
Próximo artigoEm 2015, Rebecca Garcia quer “impressionar” em um programa de TV

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui