Vereadores cobram fiscalização sanitária nas ‘temakerias’ de Manaus

Vereadores querem fiscaliza em
Vereadores querem fiscaliza em
Vereadores querem fiscaliza em temakerias, em Manaus/Foto: Robervaldo Rocha

A fiscalização sanitária para assegurar a qualidade dos alimentos oferecidos aos frequentadores das temakerias de Manaus, foi abordada, na sessão de ontem (22), da Câmara Municipal de Manaus (CMM), por alguns vereadores, considerando a popularização deste tipo de restaurante na cidade, requerendo, por conseguinte, uma maior atenção do poder público, no que diz respeito à segurança alimentar.

A manipulação adequada de peixe cru, como salmão e atum, matéria-prima na elaboração de iguarias japonesas como sushis, sashimis, niguris, temakis, entre outros pratos servidos nos referidos restaurantes, de acordo com o vereador Massami Miki (PSL), requer bastante cuidado. Como os produtos são perecíveis e delicados, a constante manipulação e descongelamento, além de comprometer a qualidade e o sabor dos pratos, pode ocasionar infecção estomacal aos consumidores.


“Há muitos locais em que o salmão, por exemplo, é descongelado várias vezes ao dia ou de um dia para o outro. Este tipo de peixe, uma vez descongelado, deve ser consumido de imediato, pois há o risco da proliferação de bactérias no produto o que pode causar infecções”, salientou Massami. O parlamentar, em seu discurso, disse receber constantes reclamações em seu gabinete sobre algumas temakerias da cidade que não estariam com práticas sanitárias adequadas.

Para o vereador Mário Frota (PSDB), as práticas higiênicas e sanitárias adotadas pelas temakerias de Manaus devem sim ser fiscalizadas pelo serviço de saúde pública do município, pois além de ser uma garantia para o estabelecimento – na qualidade dos serviços oferecidos -, também é uma forma de resguardar os frequentadores destes locais.

Artigo anteriorAvião faz pouso de emergência e mata mais de 40 pessoas, em Taiwan
Próximo artigoForagido de justiça do Amapá, é preso pela Polícia do Amazonas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui