
Durante o debate promovido pela rádio Band News Difusora na manhã desta segunda-feira (19/8), Luiz Castro (PDT), candidato a vice-prefeito de Manaus na chapa de Marcelo Ramos, destacou as principais propostas da Coligação ‘Manaus mais Forte’ em áreas como saúde, educação e meio ambiente. No evento, ele lamentou a ausência dos vices de David Almeida, Amom Mandel e Roberto Cidade, ressaltando a importância do compromisso com o eleitorado.
Castro defendeu o fortalecimento da atenção básica em saúde, com o objetivo de alcançar 100% de cobertura para todos os manauaras. Ele enfatizou a necessidade de melhorar o atendimento por meio da oferta de medicamentos, exames, e da inclusão da saúde mental como prioridade. “Precisamos evitar a sobrecarga nos hospitais públicos, oferecendo maior resolutividade na rede básica,” afirmou.
Na educação, Luiz Castro propôs a ampliação das vagas em creches, destacando que menos de 5% das crianças de 0 a 3 anos em Manaus têm acesso a esses serviços. Ele também criticou a gestão dos recursos federais destinados à construção de creches na cidade. Além disso, ressaltou a importância de valorizar e remunerar adequadamente os profissionais de educação.
Sobre o meio ambiente, Castro reforçou os compromissos da chapa com a sustentabilidade, defendendo a recuperação das nascentes dos igarapés, a implementação de um programa eficiente de coleta seletiva e reciclagem, e a antecipação das metas de saneamento básico, originalmente previstas para 2030. Ele também criticou o baixo orçamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que representa apenas 0,2% do orçamento global da cidade.
O debate contou com a presença das candidatas a vice-prefeita Damiana Amorim, Maria do Carmo, e professora Renata, enquanto as ausências de Renato Júnior, Coronel Menezes e Nancy Segadilha foram vistas por Castro como um desrespeito ao eleitorado. “É um termômetro importante que precisa ser observado pelos ouvintes e eleitores”, finalizou.