Vigilância Sanitária orienta consumidores no mercado Adolpho Lisboa

Consumidores são orientados pela VS no Mercadão/Foto: Arlesson Sicsu

Verificar as condições de higiene do estabelecimento e de conservação dos alimentos que estão à venda constituem posturas corretas do consumidor na hora da compra, e essa foi a motivação principal nas recomendações feitas hoje, terça-feira (04), pelos fiscais da Vigilância Sanitária de Manaus no Mercado Municipal Adolpho Lisboa, com a finalidade de educar e orientar a população que realiza compras na condição de consumidor diário de produtos e alimentos perecíveis.
“A ação educativa foi desenvolvida como parte das atividades da Semana Nacional da Vigilância Sanitária, comemorada com o Dia Nacional da Vigilância Sanitária, em 5 de agosto. A data se constitui, também, em uma homenagem ao médico sanitarista Oswaldo Cruz, um defensor dos preceitos da vigilância sanitária”, ressaltou o secretário municipal de Saúde.


A programação aconteceu de forma simultânea com palestras educativas em academias de ginástica com o trabalho de conscientização aos proprietários de estabelecimentos a respeito da importância da manutenção dos equipamentos e a proibição do uso e venda de anabolizantes, substância comprovadamente prejudicial à saúde humana.

Em inspeções de rotina ou em blitz realizadas pelo órgão de fiscalização da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) é comum encontrar produtos de origem animal como carnes, queijos e ovos sem o Selo de Inspeção Federal (SIF) do Ministério da Agricultura. “Nesses casos, o consumidor não deve comprar porque está sujeito à contaminação alimentar, pois coloca em dúvida a qualidade e procedência dos produtos”, alertou Marco Fabris, diretor do Departamento de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), ao acrescentar que o consumidor deve estar atento, inclusive, quanto a data de validade dos alimentos.

A Vigilância Sanitária alerta ainda que embalagens amassadas, estufadas, furadas, enferrujadas ou com vazamento, devem ser recusadas no ato da compra pela população, pois a contaminação por microrganismos (bactérias, fungos e vírus) é a maior causa de doenças provocadas por alimentos.

Em caso de suspeita de algum alimento a orientação preventiva é não comprar e nem comer. Para fortalecer a ação de defesa do consumidor é importante que o responsável pelo produto ou serviço, seja comunicado para providências. Se isso não resolver, o cidadão ou a cidadã pode denunciar o estabelecimento à Vigilância Sanitária utilizando o disque-denúncia 0800 092 0123.

Solenidade – Nesta quarta-feira, 5, quando se comemora o Dia Nacional da Vigilância Sanitária, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizará, a partir das 9h, uma solenidade para premiação de profissionais reconhecidos pela relevância de seus trabalhos dedicados à saúde pública e à comunidade. O evento será no auditório da Semsa, avenida Mário Ipyranga, Adrianópolis.

Os proprietários também foram orientados/Foto: Arlesson Sicsu
Os proprietários também foram orientados/Foto: Arlesson Sicsu
Artigo anteriorManaus em clima das Olimpíadas Rio 2016 com lançamento do Ano Olímpico
Próximo artigoAnálises das contas de ex-presidentes terão regime de urgência na Câmara

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui