
Santo Antônio do Matupi recebeu outorgas para abrir uma rádio comunitária. O vilarejo fica localizado no quilômetro 180 da rodovia Transamazônica, nas proximidades de Manicoré (a 333 quilômetros de Manaus).
O Ministério das Comunicações autorizou nesta terça-feira (13) associações a operar rádios comunitárias em seis estados brasileiros. As outorgas foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).
No Amazonas, a Organização de Radiodifusão Sócio Cultural Nativa foi autorizada a abrir uma emissora em Santo Antônio do Matupi. As rádios comunitárias desempenham um papel fundamental na promoção da cultura local, na disseminação de informações relevantes e no estímulo ao diálogo entre os diversos segmentos da comunidade.
Em locais onde outros meios de comunicação possuem alcance limitado, as rádios comunitárias são frequentemente a única forma de conexão com o restante do país. Além disso, essas estações têm a capacidade de se adaptar rapidamente a emergências, fornecendo informações durante desastres naturais, crises de saúde pública e outras circunstâncias imprevistas.
Vale ressaltar que as emissoras não estão imediatamente autorizadas a operar apenas com as outorgas emitidas pelo Ministério das Comunicações. Ainda é necessário que o processo passe pela Casa Civil, da Presidência da República, e pelo Congresso.