‘Violência contra a mulher’ premia alunos da rede pública de educação

Sessão Solene de entrega de Prêmios a alunos dde educação/Foto: Edmar Perrone


A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), realizou, ontem (29), Sessão Especial de entrega da premiação do “I Concurso Estadual sobre Prevenção à Violência contra a Mulher”, realizado pelo Governo do Estado, presidida pela deputada pela deputada Conceição Sampaio (PP).

Idealizado pelo governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres (SEPM) e pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o concurso premiou o melhor desenho, o melhor cartaz e a melhor redação que retratava a “Lei Maria da Penha” (Lei nº 11.340/06).

De acordo com a deputada Conceição Sampaio (PP) que presidiu o evento de premiação, ao todo, mais de 130 estudantes da rede pública estadual, da capital e do interior participou da disputa tendo a escolha dos melhores trabalhos sendo feita por meio de uma banca de professores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e por servidores da SEPM.

Conceição disse que esse foi um trabalho muito bonito onde os jovens mostraram através do que sentiam o retrato da realidade e o que representa a Lei Maria da Penha às mulheres. Os vencedores, por sinal, bem merecido, ganharam uma medalha de honra ao mérito, certificado de participação e um presente especial pela vitória alcançada no concurso: 1 Tablet e 2 Smartphones.

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, foi apresentado um vídeo institucional e feita a entrega dos prêmios aos vencedores através da Secretária de Governo (Segov) e deputada federal Rebecca Garcia (PP) e pela secretária-executiva de Políticas para Mulheres, advogada Márcia Álamo.

Os vencedores

O desenho que melhor representou a Lei Maria da Penha foi feito pelo estudante João Eduardo da Silva Araújo, de 10 anos, aluno da Escola Estadual de Tempo Integral Santa Terezinha, localizada no bairro Adrianópolis, zona centro-sul. Como prêmio ele recebeu um Tablet, sendo a entrega feita pela doutora Márcia Álamo e pela deputada federal Rebecca Garcia (PP).

O melhor cartaz sobre o tema foi apresentado pelo aluno do 9º ano, Leoni da Silva Pedrosa, 14 anos, da Escola Estadual Vicente Telles de Souza, no São Jorge, zona centro-sul, Distrito III, que tem como gestora Vânia Machado. A entrega, também, foi feita pela doutora Márcia Álamo e pela deputada federal Rebecca Garcia (PP). Ele recebeu um Smartphone.

A ganhadora que escreveu a melhor redação foi a aluna Gabriela da Costa Ponce de Leão, 18 anos, do Instituto de Educação do Amazonas (IEA), no Centro, zona sul, que tem como gestora Shirlei Maria Vieira de Souza. Ela recebeu um Smartphone entregue por Márcia Álamo e Rebecca Garcia.

A titular da SEPM, a advogada Márcia Álamo, informou que o concurso foi uma forma de levar informações sobre a Lei Maria da Penha para a família do aluno, pois ao participar do concurso, o aluno acaba debatendo o assunto dentro de casa, com os pais e com os trabalhos inscritos podemos fazer uma análise de como é a visão dos estudantes amazonenses relacionada à violência doméstica.

Esse 1º Concurso Estadual sobre Prevenção à Violência contra a Mulher no Amazonas foi lançado em agosto, quando foi comemorado em todo o Brasil os sete anos da Lei Maria da Penha. O lançamento oficial para as escolas da capital ocorreu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), reunindo os gestores das escolas estaduais para explicar a premiação e seu objetivo.

Já o lançamento para as escolas do interior do Amazonas ocorreu por meio de transmissão, ao vivo, no Centro de Mídias da Seduc, com a participação de professores e alunos. A ação faz parte das comemorações pelos sete anos da Lei Maria da Penha e é uma realização da Secretaria de Estado de Governo (Segov) e Secretaria Executiva de Política para Mulheres (SEPM), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Rebecca Garcia e Márcia Álamo destacaram a realização do concurso e a premiação, além de colocar aos presentes a importância de difundir a Lei Maria da Penha dentro das famílias por meio dos alunos. “O concurso teve como objetivo envolver os educadores e estudantes no processo de reflexão sobre a importância da prevenção à violência contra as mulheres”, disse Rebecca Garcia.

Artigo anteriorA Teoria do Caos: Arthur, Eduardo, Rebecca, Melo, Omar, Praciano, Nejmi Aziz e a Campanha Eleitoral 2014
Próximo artigoFestival Folclórico do Parque 10 começa no dia 08 de agosto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui