Visa Manaus conclui operação ‘Natal com Saúde’ com apreensão de 2,6 toneladas de alimentos

Foto: Divulgação/Semsa

A Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), concluiu, nesta sexta-feira (29/12), a segunda parte da operação “Natal com Saúde”. A ação consistiu na fiscalização da qualidade dos alimentos vendidos em supermercados e hipermercados da capital amazonense para, assim, prevenir riscos à saúde da população e fortalecer a importância de seguir as normas sanitárias.


Desta vez, foram inspecionados mais 19 estabelecimentos em todas as zonas da cidade, dos quais um foi autuado e parcialmente interditado. No local, foram apreendidos 2.676 quilos de alimentos em condições impróprias para o consumo, que foram inutilizados e prontamente descartados.

Foto: Divulgação/Semsa

Dentre as irregularidades sanitárias constatadas pela equipe de fiscalização ao longo da semana, estavam produtos sem indicação de procedência e outras informações básicas, carnes descongeladas ou acondicionadas de forma inapropriada, e também laticínios e outros produtos com a data de validade expirada.

A ampliação da “Natal com Saúde”, realizada inicialmente entre os dias 19 e 22 de dezembro, se deveu à grande quantidade de alimentos em situação de irregularidade registrados na primeira fase, como explica o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley.

“A nossa Gerência de Vigilância de Alimentos (Gevali), responsável pela operação, optou por estender a ‘Natal com Saúde’ por mais uma semana, a fim de fiscalizar os estabelecimentos que não puderam ser inspecionados no prazo inicial, bem como verificar denúncias recebidas ao longo da primeira etapa”, esclarece.

Foto: Divulgação/Semsa

Saldo final

Com as ações desta semana, a operação “Natal com Saúde” encerra os trabalhos com um total de 64 estabelecimentos fiscalizados, resultando em 12 autuações, duas interdições parciais e a apreensão de 7,3 toneladas de alimentos impróprios para o consumo.

Pelas ocorrências, os locais autuados deverão responder a Processo Administrativo Sanitário, que pode resultar em multa de 1 a 400 UFMs (Unidades Fiscais do Município), cujo valor unitário atual é de R$ 134,77, sem prejuízo de outras medidas cabíveis.

Para o diretor Ewerton, o balanço da operação reafirma a importância do trabalho preventivo realizado pela Prefeitura de Manaus. “A Visa Manaus detectou e tirou de circulação uma quantidade expressiva de alimentos potencialmente prejudiciais à saúde que poderiam ser consumidos pelos cidadãos, levando a complicações que podem ser bastante severas e até causar óbitos. O cuidado não termina aí, porém: a população deve verificar, sempre, informações como a data de validade dos produtos, bem como a aparência e as condições de exposição de carnes, verduras, frutas, laticínios e outros alimentos perecíveis”, alerta.

Serviço

A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail [email protected].

Artigo anteriorCom investimento recorde em 2023 Governo do Amazonas impulsiona futebol profissional
Próximo artigoDetran-AM anuncia interdições de ruas e controle de tráfego para o Réveillon do Largo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui