Vivaldo Lima, Vivaldão, Tartarugão, Colosso do Norte e Arena da Amazônia Vivaldo Lima

Fotos: Arquivo Pessoal

Por Dudu Monteiro de Paula


Olá, Salve, Salve!

Uma bela História escrita nos anos sessenta.

O senador e dirigente esportivo VIVALDO LIMA, consegue uma pequena verba federal e libera uma área alagada na “cidade das palhas”.

Era o sonho que faltava para integrar o futebol do Amazonas, ao Brasil e ao mundo.

O projeto, a pedido do Governador DANILO DE MATOS AREOSA foi feito pelo arquiteto MÁRIO PORTO. Obra premiada nacionalmente.

Àquela época, um dos mais modernos do Brasil.

A iluminação foi montada em cinco torres. Projetada pela SIEMENS DO BRASIL, a mais moderna no Continente Sul Americano.

Entretanto, começou a faltar fôlego e o dinheiro, simplesmente, acabou.

Foi criada a LOTERIA DO ESTADO DO AMAZONAS, que além de tornar milionário o vencedor, parte da arrecadação foi destinada à obra do Estádio. Mesmo assim, ainda era insuficiente.

Foto: Arquivo Pessoal

Para tentar solucionar a questão, foi formalizada a parceria com fabricantes de bebidas: determinado valor de cada tampa (pincha), de bebida vendida foi destinado à obra do estádio.

Finalmente, em 30 de janeiro de 1969, com a presença de autoridades e, mais ou menos, mil pessoas presentes, sob o toque do Hino Nacional, foi feito o hasteamento da Bandeira Brasileira pelo Governador Danilo de Matos Areosa, para inaugurar o que seria o tão esperado estádio, com apenas o gramado e o fosso que separaria o que seria, a posteriori, a arquibancada do campo de jogo.

Lágrimas nas faces de muitos presentes. A realização de um sonho: o “plantio” da semente do maior Estádio de Futebol do Hemisfério Norte da América do Sul.

Naquele dia, havia apenas o gramado de ótima qualidade e para o evento, um torneio infanto-juvenil com clubes da FAF. A bola rolava e o governador discursava emocionado, afinal era o aniversário de seu segundo ano de governo, quando gritos vieram do gramado: GOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLL!!!!!!!

A equipe do São Raimundo marcou o primeiro gol do ESTÁDIO VIVALDO LIMA, através do jogador “Caroço” e foi também, o primeiro Campeão do COLOSSO DO NORTE há 53 anos.

Passado este evento a movimentação para a finalização da construção foi intensa. Finalmente, em 1970, com a presença da Seleção Brasileira (a Seleção do Tri), foi inaugurado uma parte do VIVALDÃO.

A Seleção era maltratada por onde passava. Porém, a presença do “Esquadrão Canarinho” no Amazonas foi motivo de júbilo, pois recebíamos a equipe oficial do Brasil e realizávamos mais uma parte do sonho: inauguração do lado leste da arquibancada (lado do D. Pedro).

Pelo lado da Constantino Nery um tapume, que foi derrubado pela população empolgada. Pilastras de um lado da cobertura e poucas cabines de rádio, acima da entrada das autoridades e vestiários.

Foto: Arquivo Pessoal

O governo distribuiu milhares de chapéus de palha ao público, que assistiu: BRASIL  e COLOMBIA. Os dois jogos foram 3 X 1, para a Seleção Brasileira, que seguiu para o MÉXICO e se tornou a melhor Seleção de todos os tempos.

MUITOS E MUITOS ANOS passaram até que o governador AMAZONINO ARMANDO MENDES concluiu a obra do arquiteto MARIO PORTO, com o jogo BRASIL E EQUADOR, pelas eliminatórias da Copa do Mundo.

Em 2014, MANAUS foi escolhida como Sede da Copa do Mundo. Através do Governador EDUARDO BRAGA, o Vivaldão “toma” uma injeção de rejuvenescimento e por meio de moderna tecnologia é transformado em ARENA DA AMAZÔNIA VIVALDO LIMA, que foi inaugurada com um jogo interestadual entre AMAZONAS E PARÁ: NACIONAL X PAISSANDU (eternos rivais no futebol).

A honra do primeiro gol no novo Estádio coube ao time paraense.

Lamentavelmente, na trituração dos restos mortais do TARTARUGÃO, parte da nossa História e Memória foram triturados junto.

Foram esquecidos: o suor e o amor de muitos caboclos, que mantiveram a chama viva de nosso Estado através da prática esportiva.

Quem sabe do passado, não repete erros no futuro.

Quem conhece o passado, sabe o porquê do hoje e pode imaginar o futuro.

Por hoje é só! Semana que vem tem mais! Fuuuiiiiii!

Artigo anteriorPrefeitura de Manaquiri vai gastar mais de R$ 400 mil em quadra de esporte
Próximo artigoGoverno do Amazonas promove treinamento sobre serviços para PcDs em Manicoré

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui